•Atividade Dia da Criança•Atividades de Natal•Consciência Negra
Atividades para Educação Infantil é um site de professores e educadores, especializado em atividades escolares, que tem por objetivo transmitir informações de diversas matérias escolares para melhorar a qualidade de ensino de nossos leitores. Você encontrará informações sobre projetos educacionais, dinâmicas de grupo, atividades de matemática, brincadeiras, atividades para datas comemorativas, atividades prontas e para imprimir. Você também pode participar ativamente deixando comentários ou entrando em contato. Lembre-se que o que você ensina hoje, será o fruto do nosso futuro! Atividades Educativas, você encontra aqui.

Top 10 - Atividades Úteis Para o Professor



Estou selecionando 10 páginas muito acessadas, ou seja, muita gente está procurando por isso e talvez você também.
http://portuguesbrasileiro.istockphoto.com/file_thumbview_approve/4644000/2/istockphoto_4644000-gold-top-10-winner-3d-symbol-isolated.jpg
1)
Dia internacional da mulher - 8 de março
é um mini projeto, pronto para aplicar
2)
Planejamento - Educação infantil ciclo 1 e 2
3)
Planejamento anual Português - 2a série
4)
10 dinâmicas fáceis para educação infantil
5)
Conteúdo Programático do Jardim II - BIMESTRAL - (5 anos)
7)
várias datas comemorativas - calendário escolar
8)
Educação Infantil - 14 DE MARÇO: DIA DA POESIA 
9)
texto para 1ª semana de aula com a 3ª e 4ª séries.
10)
Educação Infantil - Iniciação à Matemática e aos Números

 Se tiverem mais sugestões, mandem para o email, 123dinamicas@gmail.com e ganhe a super apostila com 44 páginas de músicas, atividades e muito mais!

Projeto com animais: Atividade no Zoológico



Disciplinas:
Português, Matemática, História e Geografia, Ciências , Ed. Artística e Literatura Infantil
Duração:
Março a Junho
Temas Transversais:
Ética, Cidadania , Meio Ambiente, Natureza e Sociedade
Séries:
Jardim I, II e Pré
Professoras:
Suzana( jardim I), Luciana(Jardim II) Selma( Pré)
Perfil da classe:

Jardim I
A sala do Jardim I é composta por 12 Alunos regularmente matriculados desde o início do ano letivo de 2002. Desses 12 alunos, 11 posuem idade equivalente para freqüentarem a fase em que se encontram. Apenas um apresenta- se com idade inferior, porém na maioria das situações consegue interagir com o grupo.

É um grupo heterogêneo e revelam- se autônomos na maioria das vezes.

Nesse grupo há 5 meninas e 7 meninos.
Jardim II
Nas primeiras semanas do ano foram desenvolvidas atividades a fim de analisar o aluno, não só individualmente como o coletivo.

São 7alunos com faixa etária entre 4 e 5 anos; sendo 4 meninas e 3 meninos.


Nem todos os alunos fizeram jardim I o que exige um trabalho contínuo.

São crianças que buscam seu crescimento pessoal e pedagógico e apresentam muita curiosidade e vontade de aprender. Eles possuem muita iniciativa e idéias próprias.
Há uma certa divisão entre os sexos : Estão sempre o grupo de meninas e grupo de meninos separados..

O desenvolvimento e a socialização vem acontecendo de uma maneira tranqüila , sempre valorizando o raciocínio lógico e o ser humano.
Pré
A classe da pré escola apresenta - se com 11 alunos freqüentes neste início de ano letivo. Sendo destes 11 alunos 6 meninas e 5 meninos.

Todos os alunos estão numa faixa etária entre 5 a 6 anos. Os alunos com 5 anos completarão 6 anos ainda neste 1º semestre.


Apenas 3 alunos iniciaram o pré nesta escola, pois, os demais já estudavam no colégio e freqüentaram o Jardim II. É uma sala bastante ativa , dinâmica e apresentam grande vontade de interagir nos trabalhos e atividades diárias. Porém necessitando melhorar a questão da oralidade em grupo e aumentar a criticidade.
Estão em níveis parecidos no processo da leitura e da escrita, mas se empenham demais em aprender.

Apresentação do projeto:
Este projeto visa estabelecer classificações em relação com os interesses expressados pelo grupo. Partindo de dois contextos que serão assuntos culminantes para o desenvolvimento do projeto: Páscoa e o passeio ao Jardim Zoológico.

A princípio serão trabalhados os animais que forem do interesse do grupo, que se destacaram no passeio ao Jardim Zoológico e o coelho que estará presente na comemoração da Páscoa.

A partir daí todo o trabalho se encaminhará em várias direções que despertarão os conteúdos a serem trabalhados.
Juntamente aos tópicos direcionados a Ciências Naturais estarão também presentes as fábulas na área de Literatura Infantil. Onde as crianças invadirão o mundo da fantasia e de questões morais encontradas nas diversas fábulas escolhidas pelo grupo.



Assim, cabe lembrar que os temas transversais serão discutidos e estarão sempre presentes nos assuntos predominantes.

Justificativa:
O tema do projeto desperta o interesse natural das crianças desta faixa etária que , em geral, contam com várias informações relativas a ele.

O passeio(Zoológico) e a Páscoa facilitará o acesso às informações relativas ao tema.

A proposta do assunto animais é de uma possível justificativa, pois, os animais têm uma importante presença em seu mundo cotidiano( desenhos animados, histórias, jogos) e além disso, possuem um importante caráter de identificação de suas vivências pessoais e sociais.

Este estudo facilitará a correlação entre diversos animais e destes com seu ambiente que serão aprofundadas e ampliadas em vários estudos.


VEJA TAMBÉM



Objetivos:

Definir de diversos animais suas principais características;
Diferenciar vertebrados e invertebrados;
Conhecer os diversos animais apontando para sua diversidade(locais onde vivem, sua alimentação, seus hábitos e outras peculiaridades relativas a cada espécie);
Correlacionar todo o estudo com o desenvolvimento do processo de alfabetização.
Conceitos:

Comparar diversos tipos de animais através da observação;
Refletir sobre as características individuais de cada animal e risco de extinção;
Identificar as características específicas de cada grupo de animais;
Saber identificar: vertebrados e invertebrados, domésticos e selvagens, úteis e nocivos, aquáticos , terrestres e aéreos, reprodução e habitat dos animais.
Procedimentos:

Pesquisar a história de cada animal do interesse do grupo;
Coletar dados por meio de pesquisas e observações;
Usar diferentes fontes de informação e relacioná-las;
Selecionar alguns tipos de animais para pesquisa;
Classificar animais;
Desenvolver atividades lúdicas;
Desenvolver atividades matemáticas;
Montar jogos, tabelas e gráficos;
Elaborar cartazes, álbuns, painéis, bonecos;
Estabelecer ordem crescente e decrescente;
Comparar pesos e medidas;
Formular questões pertinentes que apontem para a caracterização de determinado animal;
Selecionar informações relativas a aspecto de pesquisa;
Registrar o assunto organizadamente de diferentes maneiras;
Assistir a uma peça teatral;
Associar escrita de nomes , letras e textos;
Contar histórias para o grupo mostrando gravuras de determinados animais;
Visitar um Zoológico e Fazendinha dos Bichos;

Atitudes:

Preocupar-se com a preservação da natureza;
Interessar-se pelo estudo buscando novas informações relacionadas ao tema;
Socializar as informações que os alunos possuem sobre o tema;
Classificar diferentes animais pelas suas características(Diferenças e semelhanças);
Construir um espírito de cidadão preocupado com o risco de extinção de algumas espécies de animais;
Organizar- se de forma coerente os pensamentos em relação ao habitat de cada animal;
Reconhecer o alimento necessário ou preferido de vários animais;
Identificar como vivem os animais.

Conteúdos relacionados ao projeto:
Português (linguagem oral e escrita)
1. Jardim I

Nomes (início a formação do próprio nome)
Letras iniciais de várias nomenclaturas
Reescrita coletiva(textos, filmes, histórias)
Escrita espontânea
2. Jardim II

O nome
Conversas, diálogos, expressão de sentimentos, imitações, rimas
Observação e manuseio de livros
Histórias
Situações do cotidiano que envolvam leitura e escrita;
As letras, o alfabeto
3. Pré

Formação de palavras , frase e pequenos textos
Números de letras e sílabas
Ordem alfabética
Interpretação de textos
Letras maiúsculas e minúsculas
Substantivo próprio e comum
Reescrita de textos e músicas
Rimas
Leitura

Matemática
4. Jardim I

Quantidades
Cores
Texturas
Espessuras
Tamanho
Altura e comprimento
Peso
Temperatura
Orientação
Conjunto
Formas geométricas;
5. Jardim II

Cores
Formas geométricas simples
Quantidade
Tamanho
Altura e comprimento
Espessura e largura
Peso
Temperatura
Orientação espaço- tempo
Distância
Conjunto
Numerais associados a quantidade
6. Pré

Quantidade
Numerais( leitura e escrita)
Interpretação de gráficos ou tabelas
Adição
Subtração
Formas geométricas
Situações problemas
Ordem crescente, decrescente
Sucessor e antecessor
Maior e menor
Conjunto

Ciências Naturais e os temas transversais(natureza e sociedade, meio ambiente, ética e cidadania.
7. Jardim I , Jardim II e Pré

Moradia(habitat)
Órgãos do sentido
Alimentação
Conservação
A proteção da fauna
Animais em extinção
Partes do corpo
O dia e a noite
Diferenças entre os animais selvagens e domésticos
A família e os bichos de estimação
Locomoção dos animais
Classificação dos animais: Reptéis, Anfíbios, mamíferos, aves , peixes e insetos.
Espécies extintas
Origem dos animais
Metamorfose
Grupos sociais
Dinâmicas de grupo;
Pesquisas;
Leituras informativas;
Jogos diversos;
Quebra - cabeça;
Calendários;
Atividades matemáticas;
Seqüência de figuras;
Desenhos dirigidos e espontâneos;
Recorte e colagem;
Observação e relatórios;
Cruzadinha;
Caça- palavras;
Produção de texto;
Dobraduras(origami);
Máscaras, fantoches e dedoches;
Móbiles;
Músicas;
Poesias;
Liga pontos;
Pinturas;
Listagens;
Dramatizações;
Leituras diversas;
Passeios relacionados ao tema;
Escrita espontânea;
Mímicas;
Fábulas, contos, histórias;
Ditado diagnóstico;
Painéis, tabelas e gráficos;
Uso do tangran
Adivinhações.
Material didático/ recursos:

Livros didáticos e para didáticos;
CDs/ som
Televisão/filmes
Sucatas
Papéis diversos
Internet/computador/softwares
Folhas xerocadas
Tintas e pincéis
Lápis coloridos e giz de cera
Hidrocor
Máquina fotográfica
Painéis
Vídeo
Revista/ jornais
Livros de literatura infantil
Cola
Tesoura
Lixas d`água
Espelho
Filmadora
Fichas, figuras
Tecidos
Isopor
Manta acrílica
·         Eventos relacionados ao projeto:
Passeios:
Instrumentos de Avaliação:
Os projetos transformam a avaliação em um processo contínuo à realidade cotidiana da sala de aula.

Considera- se alguns instrumentos de avaliação:

Observação do comportamento do educando: hábitos de trabalhos, relacionamento com os amigos e professores, cumprimento das tarefas escolares, atitudes positivas ou negativas com relação aos trabalhos escolares, capacidade de cooperação, aproveitamento de tempo;
Trabalhos escritos ou de outra natureza qualquer produzidos espontaneamente;
Produtos de estudo ou de tarefas com relação as diversas situações escolares;
Dados registrados com referência diretas com o aluno ou em grupo.

projeto cidadania



Deveres dos Cidadãos


Todas as pessoas têm garantidos os mesmos direitos, mas têm também obrigações a cumprir.
A vida em sociedade exige o cumprimento de certas regras, que são os deveres. Afinal, do mesmo modo que têm direitos, todas as pessoas têm também obrigações.
Respeitar as outras pessoas, suas escolhas e opiniões é uma delas. Discriminar alguém, seja qual for a razão, é considerado crime e pode ser até motivo de prisão.
Jogar lixo nos lugares apropriados, preservar a natureza e pagar impostos são deveres de todos nós.

O que é Cidadania

http://1.bp.blogspot.com/_RtuFwaGgWIM/Sm3-co5z4cI/AAAAAAAABp0/6Ir4rniXkkU/s320/cidadania_1.1.jpg

Nosso planeta é muito grande e tem mais de 6 bilhões de pessoas, umas diferentes das outras.
Todos nós temos uma série de direitos para nos proteger e ao mesmo tempo deveres a cumprir.
Fazer valer nossos direitos e agir de acordo com nossos deveres é o que nos torna cicadãos. Mas o ser humano só chegou a essa situação à medida que foi percebendo que precisava viver junto com outras pessoas, em uma sociedade.

Grandes Nomes


Algumas pessoas foram capazes de chamar a atenção do mundo para a importância do respeito aos direitos humanos. Suas conquistas mudaram a nossa história e ficaram como uma lição para ser aproveitada por todos.
Com suas ações, essas pessoas aceleraram os passos da humanidade em direção a uma vida melhor, combartendo a fome, a discriminação racial, a miséria e a guerra.

Betinho - O sociólogo Herbert de Souza, ou simplismente Betinho, como ficou conhecido, foi o principal líder da campanha contra a miséria e a fome. O fator mais positivo dessa iniciativa, também chamada de Ação Solidária, foi mobilizar o Brasil inteveiro na doação de alimentos.
http://opinativas.files.wordpress.com/2007/08/betinho.jpg







Martin Luther King -Pastor batista e líder do movimento pelos direitos das pessoas negras nos Estados Unidos.Em seus discursos, defendia a necessidade de conseguir o que se queria sem violência. Ele lutava pelos direitos da população negra, criticava as guerras,e também a indiferença da sociedade em relação aos pobres.Ele foi assassinado em 1968.http://api.ning.com/files/04i2njSTNbe-mNw64VGGPT6WbdaGze9JJsS*EElOcrG5d-7VW0nY1S6JTbENG3TB/martin_luther_king.jpg

Nelson Mandela -  discordava do apartheid, nome do sistema da África do Sul que dava vantagens aos brancos e impedia os negros de ter direitos políticos. Em 1964, foi condenado à prisão perpétua por ser contrário a essa situação. Mesmo na prisão, continuou lutando pelo fim da discriminação racial. Conseguiu ser libertado em fevereiro de 1990, e logo depois o apartheid teve fim. Em 1993, ganhou o Prêmio Nobel da Paze, em 1994, foi eleito presidente da África do Sul.


http://jegans.files.wordpress.com/2009/10/nelson-mandela.jpg

Gandhi - Mahatma Gandhi dedicou a maior parte de sua vida à independência da Índia em relação à Inglaterra. Ganghi era a favor da não-violência, tendo apoio da maioria dos indianos. Ele foi assassinado em 1948.
http://muenchen74.files.wordpress.com/2008/06/gandhi_sepia2.jpg

plano pedagogico 4ª serie




PREFEITURA MUNICIPAL DE FORQUILHINHA
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO
E.E.B. “WALDEMAR CASAGRANDE”








PLANO PEDAGÓGICO
PARA TURMA

Ano: 2009










Professora: Ângela Andrades da Silva
Turma: 4ª série
Turno: Vespertino














1.Diagnóstico da Turma


Essa turma em fevereiro era composta por 26 alunos, sendo 11 do sexo masculino e 15 do sexo feminino. Hoje estamos com 27 alunos 11 do sexo masculino e 16 do sexo feminino.

Apresentam excelentes hábitos de higiene, são cordiais, receptivos, ajudam-se mutuamente sempre que surge uma necessidade.

Poucos estudantes demonstram dificuldades e insegurança quanto à organização de seus materiais escolares.

É uma turma praticamente homogenia, com grande capacidade em absorver novas aprendizagens, são dinâmicos, conseguem se organizar de forma rápida e prática para a execução de trabalhos sugeridos. Faladores potenciais, mas ainda assim, fáceis de serem envolvidos com renovado interesse em novas descobertas.

As distrações são as conversas paralelas e brincadeiras inerentes a essa idade. Nada que impeça ou inviabilize o processo de aprendizagem.

As relações familiares são na sua maioria saudáveis e efetivas na divisão da responsabilidade quanto à aprendizagem dos alunos. Os pais estão sempre presentes e constantemente querem saber como anda a evolução de seus filhos.


Alunos que apresentam dificuldades mais acentuadas neste grupo:

Natanael; Samuel; Jaiane; Luís Francisco – defasagem na leitura e na escrita; interpretação de textos mais complexos, leitura e escrita de numerais a partir das unidades simples, pois apresentam dificuldades em distinguir diferenças entre número e quantidade.

Monique - Quanto ao desempenho da aluna incluída Monique, estamos fazendo um trabalho paralelo com atividades diferenciadas e quando possível ela, com a ajuda de seus colegas e do professor, participa das atividades do grande grupo. Lê fluentemente, porém tem dificuldade na escrita e nos conceitos matemáticos mais simples.


Marco Filosófico

O marco filosófico deste plano pedagógico para esta turma de 4ª série, seguirá o que está elencado no P.P. P desta instituição de ensino:

...“ Para construir uma nova sociedade é preciso formar sujeitos ativos e colaborativos, que respeitem todas as formas de vida, que valorizem o ser e não somente o ter. Que desenvolvam atitudes solidárias em favor da coletividade, se ocupando assim, com as questões ecológicas, com a preservação do planeta, que respeitem os patrimônios públicos, que sejam combatentes da violência, das drogas e das discriminações sociais. Tolerantes às diferenças e como conseqüência, combatente dos preconceitos.”

...“ Entendemos a escola como uma Instituição Educativa e Socializadora que deve estar sempre atenta com a transformação da realidade que a cerca para intervir de forma eficiente e eficaz e dessa forma, contribuir para a formação do cidadão solidário, por meio da pedagogia do pensar, do agir, do ser e sentir o mundo, com a intenção de tornar o sujeito em agente transformador e multiplicador de atitudes positivas, capaz de pensar globalmente, agir na sua realidade, no seu cotidiano de maneira ética e sustentável.”



De forma sucinta os alunos desta 4ª série deverão até o final deste ano letivo :

Ter domínio da leitura e da escrita;
Capacidade de fazer cálculos, interpretar e resolver problemas;
Capacidade de analisar, sintetizar e interpretar dados, fatos e situações;
Capacidade de compreender e atuar em seu entorno social;
Capacidade de localizar, acessar e usar melhor a informação acumulada;
Receber criticamente os meios de comunicação, sempre filtrando as informações;
Capacidade de planejar, trabalhar, tomar decisões pessoais e no coletivo.

























(...)
Há escolas que são gaiolas. Há escolas que são asas.
Escolas que são gaiolas existem para que os pássaros desaprendam a arte do vôo. Pássaros engaiolados são pássaros sob controle. Engaiolados, o seu dono pode levá-las para onde quiser. Pássaros engaiolados sempre têm um dono. Deixaram de ser pássaros. Porque a essência dos pássaros é o vôo.

Escolas que são asas não amam pássaros engaiolados. O que elas amam são os pássaros em vôo. Existem para dar aos pássaros coragem para voar. Ensinar o vôo, isso elas não podem fazer, porque o vôo já nasce dentro dos pássaros. O vôo não pode ser ensinado. Só pode ser encorajado.
(...)
Violento, o pássaro que luta contra os arames da gaiola? Ou violenta será a imóvel gaiola que o prende? Violentos, os adolescentes de periferia? Ou serão as escolas que são violentas? As escolas serão gaiolas? Vão me falar sobre a necessidade das escolas dizendo que os adolescentes de periferia precisam ser educados para melhorarem de vida. De acordo.
É preciso que os adolescentes, que todos, tenham uma boa educação. Uma boa educação abre os caminhos de uma vida melhor. Mas eu pergunto: nossas escolas estão dando uma boa educação? O que é uma boa educação?
(...)
O sujeito da educação é o corpo, porque é nele que está a vida. É o corpo que quer aprender para poder viver. É ele que dá as ordens. "Ferramentas" são conhecimentos que nos permitem resolver os problemas vitais do dia-a-dia. "Brinquedos" são todas aquelas coisas que, não tendo nenhuma utilidade como ferramentas, dão prazer e alegria à alma.

Nessas duas palavras, ferramentas e brinquedos, está o resumo da educação. Ferramentas e brinquedos não são gaiolas. São asas. Ferramentas me permitem voar pelos caminhos do mundo.

Brinquedos me permitem voar pelos caminhos da alma. Quem está aprendendo ferramentas e brinquedos está aprendendo liberdade, não fica violento. Fica alegre, vendo as asas crescer... Assim todo professor, ao ensinar, teria de se perguntar: "Isso que vou ensinar, é ferramenta? É brinquedo?" Se não for, é melhor deixar de lado.
(...)

Não me dizem se são gaiolas ou asas. Mas eu sei que há professores que amam o vôo dos seus alunos.
Há esperança... (Rubem Alves )
2. Marco pedagógico

2.1 - OBJETIVOS GERAIS

Língua Portuguesa

Texto
Conhecer e utilizar de forma coerente os modos de produção e de circulação da escrita na sociedade.
Refletir sobre os recursos que a língua oferece para alcançar diferentes finalidades comunicativas, favorecendo a acessibilidade e a conecção aos múltiplos meios de comunicação.
Analisar a capacidade humana de refletir, analisar e pensar sobre os fenômenos da linguagem, como instrumentos a favor da cidadania.


Ortografia / Polissemia
Reconhecer as regularidades ortográficas e saber utilizar o dicionário para sanar dúvidas quanto às palavras de grafia irregular.
Reconhecimento das regularidades na ortografia de paradigmas morfológicos e contextuais.
Intensificar a fixação e sistematização das regras ortográficas dentro do contexto lingüístico.
Desenvolver habilidades para conhecer as relações bionívocas das letras para grafá-las corretamente.


Notações Léxicas
Acentuar as palavras (conforme nova ortografia) utilizando as regras relacionadas à tonicidade.
Utilizar recursos coesivos oferecidos pelo sistema de pontuação e pelo uso de conectivos adequando-os a melhoria das produções textuais.
Analisar relações intravocabulares e intervocabulares pela comparação, observação e pesquisa, superando os exercícios ortográficos;
Análise das relações entre as partes do texto;
Utilização dos recursos do sistema de pontuação e elaboração de hipóteses sobre as funções dos sinais de pontuação;
Construção de microgramáticas (busca de regularidades de funcionamento): ortografia, concordância, etc.
Reescrever de textos, adequando-os à norma padrão no que diz respeito à concordância, flexão, regência, ortografia e acentuação gráfica;
Registrar diferenças e semelhanças entre fala e escrita (influências recíprocas).





Dialogia /Discurso
Organizar textos partindo de palavras, frases, desenho, gravuras,trabalhando coesão e coerência na elaboração dos mesmos.
Expressar-se com clareza, enriquecendo seu vocabulário.
Identificar a linguagem gráfica de modo a expressar-se com clareza e legibilidade.
Conhecer e diferenciar os vários tipos de textos e identificar as suas características funcionais (Ex. textos práticos, informativos, literários, humorísticos, verbais, não verbais...), socializando e compreendendo o contexto em que são produzidos.


Textualidade
Saber comunicar-se corretamente através da escrita individual e coletivamente.
Identificar a linguagem gráfica padrão de modo a expressar-se corretamente, ampliando a coesão e a coerência do seu vocabulário.
Reconhecer a importância em expressar-se corretamente, com clareza e coesão para ser compreendido.
Favorecer a prática da oralidade, da leitura, da análise e da reflexão sobre a língua elevando o nível das produções textuais.


Interdiscursividade/Intertextualidade
Produzir textos orais e escritos de modo correto.
Organizar o pensamento lógico para a melhor efetivação de suas produções textuais.


Polissemia/ Polifonia
Analisar linguisticamente textos diferenciados.
Valorizar a grafia do educando em análise contrastiva com a ortografia de uma escrita letrada.
Construir e desconstruir textos diversos, utilizando-se da gramática contextualizada como forma de apoio para a melhoria da produção textual do aluno.


Matemática

Número:
Identificar em diferentes contextos do cotidiano e de outras áreas do conhecimento os conceitos e procedimentos matemáticos.
Ampliar o significado do número natural pelo seu uso em situação-problema e pelo reconhecimento de relações e regularidades.
Vivenciar processos de resolução de problemas percebendo que para resolve-los é preciso compreender, propor e executar um plano de solução, verificar e comunicar a resposta.
Compreender a matemática como forma de interpretar e atuar no contexto em que se vive.
Saber utilizar as técnicas operatórias e aplicá-las dentro de situações problemas.



Geometria
Conhecer as características das figuras geométricas, percebendo semelhanças e diferenças entre elas, por meio de simetrias, ampliações e reduções.
Analisar as propriedades das formas geométricas por meio de inter-relação entre essas formas e as modificações no plano espacial.

Estatística
Reconhecer diferentes registros gráficos, desenhos, esquemas, escritas numéricas – como recurso para expressar idéias e ajudar a descobrir formas de resolução, comunicando estratégias e resultados.

Medidas
Conhecer e utilizar a terminologia convencional para as unidades mais usuais do Sistema de Medida, comparar e estabelecer relações entre essas diferentes unidades.


Ciências


Corpo Humano:
Desenvolver comportamentos favoráveis a saúde, em relação à alimentação e a higiene pessoal e a agir com responsabilidade no cuidado com o próprio corpo e com o espaço em que vive.
Analisar algumas características do corpo e de comportamento dos seres humanos em diferentes fases da sua vida.
Estabelecer relação entre a falta de asseio corporal, a higiene ambiental e a ocorrência de doenças no homem.
Compreender o corpo como um todo integrado e sistêmico, nas dimensões biológica, afetiva e social.


Sexualidade
Valorizar o cuidado com o corpo identificando e compreendendo a necessidade de comportamentos favoráveis à saúde em relação ao desenvolvimento da sexualidade
Perceber que a sexualidade humana deve ser considerada nas diferentes fases da vida, compreendendo que é um comportamento condicionado por fatores biológicos, culturais e sociais.


Energia e Tecnologia
Ampliar o conhecimento das diversas formas de energia estabelecendo relações com o avanço tecnológico.
Oferecer subsídios ao educando para que ele perceba que ao mesmo tempo em que a tecnologia avança vertiginosamente assiste-se ao crescimento de problemas sociais e ambientais graves, questionar e promover o desenvolvimento de valores e atitudes favoráveis à construção da cidadania.

Geografia

Espaço Representado
Ler e interpretar os mapas do Brasil e Santa Catarina
Localizar o estado de Santa Catarina no Brasil e no Mundo.
Identificar o espaço catarinense e sua integração
Identificar as principais características de cada microrregião catarinense
Compreender a importância de seu estado e, principalmente, de sua região para o desenvolvimento econômico do país;


Espaço Produzido
Conhecer nossa paisagem natural: aspectos físicos, oposição homem X natureza.
Conhecer os limites físicos do estado e identificar as diferentes formas de regionalização.
Conhecer os aspectos climáticos da nossa região, a vegetação original e a vegetação atual, os recursos hídricos e econômicos.
Caracterizar os tipos de vegetação existente e relacionar aos tipos climáticos e às atividades econômicas do estado.
Conhecer a rede hidrográfica, relacionando com o relevo existente no Estado e analisar a importância dos rios para a economia e para os transportes catarinenses.
Interpretar a dinâmica do estado a partir das diferentes regionalizações agrupando regiões semelhantes quanto á produção econômica e cultural.
Conhecer a formação do território catarinense a partir do povoamento e da fundação de cidades.
Analisar os diferentes níveis de desenvolvimento econômico e social do litoral e do interior.



Meio Ambiente
Relacionar problemas ambientais e exploração econômica da nossa região e do nosso estado.


História

Obs. Nesta disciplina segue apenas os objetivos gerais, visto que relacioná-los aos conceitos proposto pela proposta curricular foi descartada por mim devido a falta de conhecimento para fazê-lo.

Reconhecer-se como sujeito histórico;
Desenvolver habilidades intelectual e social, necessárias à participação em grupos;
Desenvolver habilidades de pesquisa;
Manifestar pensamento autônomo;
Reconhecer a evolução dos fatos históricos e econômicos do Estado de Santa Catarina.
Identificar e localizar acontecimentos em tempos diversos que permita a formulação de explicações para questões do presente e do passado.
Reconhecer e refletir sobre mudanças e permanências relacionadas aos acontecimentos históricos e as experiências humanas que tiveram lugar em tempos e lugares próximos ou distantes.
Identificar e analisar a existência de diferenças e desigualdades sociais, étnicas, sexuais, de gênero, de geração, de classe, dentre outras e como são construídas e estabelecidas em outros tempos e espaços.
Realizar a leitura de fontes históricas confrontando as fontes nas usa mensagens, nas suas intenções, na sua validade.
Questionar transformações e permanências, bem como problematiza-los relacionando-os à sua própria vida e experiências.


2.2 - Metodologias

Os conteúdos serão ministrados da forma mais flexível e diversificada possível, procurando-se atender às necessidades essenciais ao desenvolvimento das crianças enquanto seres em formação, despertando-lhes interesse.
Tendo em vista a flexibilidade que um planejamento deve ter, pode-se colocar que serão listadas apenas algumas estratégias, como:
Textos mimeografados, digitados, xerocados e no quadro de giz.
Recortes de jornais e revistas.
Debates.
Brincadeiras.
Cartazes.
CDs áudio.
CD ROM.
Aparelho de som.
Vídeo.
Músicas.
Letras de música.
Mapas.
Jogos variados.
Quebra-cabeça.
Leituras diversificadas.
Lápis de cor.
Materiais de texturas diferentes para colagens.
Rótulo de produtos.
Gibis.
Desenhos.
Gráficos.
Cartolina, etc.
Textos informativos: jornais, revistas, livros e outros.
Textos literários: poesias, histórias, contos.


2.3 - Avaliação

A avaliação será feita continuamente, observando-se critérios como: participação, assiduidade, interesse a realização das atividades propostas. Acrescente-se a isso que será observada a capacidade que o aluno tem de produzir e interpretar textos coesos e coerentes, dos mais diversos gêneros, contextualizando-se nas múltiplas formas de comunicação que a sociedade utiliza para se expressar e se fazer entender.
Também será realizada através de atividades orais, escritas, grupais ou individuais, organização de dados e tabelas, interpretação de determinadas situações que induzam o aluno a realizar comparações e estabelecer relações, por meio de histórias, figuras, textos, etc.
Vale salientar também que as avaliações ocorrerão através de debates sobre temáticas variadas, provas, testes, pesquisas, colagens, etc.
Observação do relacionamento, postura e entrosamento dos alunos;
Observação do empenho dos alunos quanto ao interesse, participação, assiduidade, atenção;
Verificação das atividades diárias;
Verificação das relações extra - classes, inclusive lição de casa, trabalhos, etc.
Verificação das relações de entendimento de texto e contextos variados;
Verificação das relações descritas nas estratégias;
Auto-avaliação.

2.4 - Combinações Pedagógicas


As combinações pedagógicas foram elaboradas nos primeiros dias de aula, a metodologia utilizada foi trabalho em grupos e em momentos diferenciados. Primeiramente “os alunos se reuniram e elaboraram tópicos pertinentes ao questionamento: “Temos Direito a”...; posteriormente foi dado o próximo questionamento; “ Somos Responsáveis por...”

Segue abaixo na íntegra como ficaram estabelecidas nossas normas de conduta:

“Temos Direito a...”
...a brincar
...a estudar
...ter atendimento médico
...a momentos de lazer
...ter um animal de estimação
...ter um tempo para nós mesmos
...ter nosso material escolar
...ter uma merenda gostosa
...ser respeitados pelos mais velhos


“ Somos Responsáveis por...”
...fazer nossos deveres
...por ir a escola
...por nossos materiais
...pelos trabalhos que fazemos na escola
...pelos nossos brinquedos
...ajudar e respeitar os mais velhos
...cuidar do meio ambiente
...ajudar nossas mães em casa
...cuidar da nossa saúde e da nossa higiene


Além desses tópicos ficaram acertadas as normas de conduta ao sair para passeios e questões diárias como idas ao banheiro, tomar água dentro da sala sem precisar consentimento, a ajuda aos colegas dentro dos limites de colaboração.



2.5 - Referências Bibliográficas

SANTA CATARINA. Resolução n.º 017/99, 13/04/99 do Conselho Estadual de Educação Estabelece as diretrizes para a elaboração do projeto político-pedagógico das Escolas de Educação Básica e Profissional, integrantes do Sistema Estadual de Educação de Santa Catarina. Florianópolis, abr., 1999.
_____. Diretrizes para a organização da prática escolar na Educação Básica: Ensino Fundamental e Médio
_____. Lei Complementar n.º 170, de 07 de agosto de 1998. Dispõe sobre o Sistema Estadual de Educação

BRASIL, MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Língua Portuguesa (1a a 4a séries - vol. 2). Brasília: MEC/SEF, 1997.
BRASIL, MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática (1a a 4a séries - vol. 3). Brasília: MEC/SEF, 1997.
BRASIL, MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ciências Naturais (1a a 4a séries - vol. 4). Brasília: MEC/SEF, 1997.
BRASIL, MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: História e Geografia (1a a 4a séries - vol. 5). Brasília: MEC/SEF, 1997.

Proposta Curricular da Rede Municipal de Forquilhinha
P.P.P. E.E.B. “José Aléssio”
Proposta Curricular da Rede Municipal de Criciúma
Proposta de Diretriz Curricular para Bloco Alfabetizador EF – 9 anos GERED – Criciúma
GANDIN, Danilo & CRUZ, Carlos H Carrilho. Planejamento em Sala de Aula. 7 ed. São Paulo: Loyola, 1983
ALVES, Rubem. Conversas sobre Educação. São Paulo. Editora Verus,2001.
WWW.orkut.com / Comunidade Professores Solidários

texto 5a serie - inicio das aulas



O importante da amizade

O importante da amizade

O importante da amizade não é conhecer o amigo;
e sim saber o que há dentro dele!...

Cada amigo novo que ganhamos na vida, nos aperfeiçoa e enriquece, não pelo que nos dá, mas pelo
quanto descobrimos de nós mesmos.

Ser amigo não é coisa de um dia. São gestos, palavras,sentimentos que se solidificam no tempo
e não se apagam jamais.

O amigo revela, desvenda, conforta.
É uma porta sempre aberta em qualquer situação.

O amigo na hora certa, é sol ao meio
dia, estrela na escuridão.

O amigo é bússola e rota no oceano,
porto seguro da tripulação.

O amigo é o milagre do calor humano
que Deus opera no coração.

mensagem dia das maes



Encontrei esta mensagem para o dia das mães, espero que seja útil...  por favor, quem tiver mais, mandar para meu email para ser publicado! 123dinamicas@gmail.com  ficarei muito feliz em publicar. Abraços a todos... aguardo comentários!

Domingo é um dia especial...
http://betopierrogastronomia.files.wordpress.com/2009/07/mae021.jpg


Dia de uma pessoa que já nasceu trazendo a vida e a esperança dentro de si.

De alguém que sempre traz um sorriso guardado para aliviar aquele nosso
momento de aflição.

De uma pessoa que me fez ver este mundo com olhos de arco-íris.

Sei que hoje é apenas uma data para fazer lembrar que todos os dias encontro
em você, esteja onde estiver, o colo que me acaricia e anima para o amanhã.

Quero te agradecer, mamãe, por tudo o que tenho aprendido com teu jeito de
ser e de ensinar.

Parabéns também por este dia!

Tua eterna criança.

Curso Gratis - ganhador



olá a todos,

gostaria em primeiro lugar agradecer a todos que participaram da promoção. Foram 74 pessoas participando!
http://www.mundodastribos.com/wp-content/uploads/2010/01/curso-gratis-pela-internet-com-certificado.jpg

A vendedora foi a Vânia Gonçalvez, do Paraná!

Ela poderá fazer qualquer curso grátis online no Cursos24horas!

E se você participou e não ganhou, não fique triste, você pode fazer o curso entrando no site.

São diversos cursos online, Educação infantil, Educação ambiental e muito mais


Aguardem a próxima promoção... e digam... o que vocês querem ganhar! Já dei livros, agora o curso... espero resposta de vocês para a próxima promoção.

Sorteio de um curso 24 horas



Olá,

estou com uma promoção super bacana no blog,
http://www.badaueonline.com.br/Fotos/sorteio.gif
quem retuitar a mensagem:

eu quero ganhar um curso online 24 horas! RT essa mensagem até 12/02 e concorra! - http://migre.me/jDmg

O sorteio será feito no dia 12/02 entre as pessoas que retuitarem, e entrarei em contato com o vencedor.


O curso 24hs é um site onde você pode aprender sem sair de casa e está provendo seus cursos junto com agente!

Eles tem um curso de Educação Infantil muito com, e com um preço muito camarada!
Veja mais informações no site deles



Cursos Online é Cursos 24 Horas





Requerimento de 4 horas de HTPCs



Devido a grande procura, estou postando o modelo de requerimento de exclusão para as 4 hs de htpc a mais. Se você também está passando por isso, deixe seu comentário. E se você tiver outro modelo de requerimento melhor que este, por favor me envie, publicarei no site para beneficiar mais pessoas. O email é 123dinamicas@gmail.com




Ilustríssimo Senhor Diretora da___________________________________________ 



Eu____________________________________RG____________________________
estado civil___________________endereço__________________________________
cargo_______________________faixa/nível_________________________________
órgão de lotação________________________________________________________.
Venho a presença de V.S.ª, com fundamento no artigo 5° incisos XXXIII e XXXIV da Constituição Federal,artigo 114 da Constituição Estadual, dos artigos 23 e 24 da Lei 10.177-98, combinado com o dispositivo no artigo27 da Resolução SE 98/2009 requeiro 
a reconsideração da decisão da Ilma diretora da _____________________________pelos motivos que possa expressar: de acordo com a negociação da APEOESP e o Secretário Estadual da Educação ficou assim estabelecido que 2 HTPCs serão obrigatórios pois já fazem parte da nossa jornada e os outros 4 HTPCs serão opcionais pois não fazem parte da minha carga horária sim fazem parte da minha carga suplementar.
Aguarda-se a resposta dentro do prazo determinado no artigo 27 da Resolução SE 98/2009.
Pede deferimento





Local/Data

Assine no final

Mais Atividades para Educação Infantil