•Atividade Dia da Criança•Atividades de Natal•Consciência Negra
Atividades para Educação Infantil é um site de professores e educadores, especializado em atividades escolares, que tem por objetivo transmitir informações de diversas matérias escolares para melhorar a qualidade de ensino de nossos leitores. Você encontrará informações sobre projetos educacionais, dinâmicas de grupo, atividades de matemática, brincadeiras, atividades para datas comemorativas, atividades prontas e para imprimir. Você também pode participar ativamente deixando comentários ou entrando em contato. Lembre-se que o que você ensina hoje, será o fruto do nosso futuro! Atividades Educativas, você encontra aqui.

Novo visual do site



Olá pessoal,   queria avisar vocês que a carinha do site mudou...


agora está mais limpo,  estou tentando colocar toda a parte de navegação ao lado esquerdo do site,  e no lado direito as publicidades

então peço que visitem o site e deem suas opiniões... todos os comentários serão muito bem vindos

http://wata-eh-legal.blogspot.com/

Novo canal de comunicação: estamos no twitter



Para melhorar a cominucação e oferecer o melhor conteúdo possível agora temos uma conta no twitter



basta entrar no link

http://twitter.com/educainfantil


e acompanhar todas as novidades do nosso blog!

Inclusão Social - curso



Muitos desafios se impõem para uma educação realmente inclusiva. Mudanças de práticas e tempos pedagógicos e principalmente, de atitudes de todos os envolvidos.
A escola para todos implica, em primeiro lugar, acolher as diferenças e fazer deste acolhimento uma oportunidade de transformação do espaço escolar para que ele contribua para uma sociedade mais justa e solidária.


Curso à Distância

Aprender a Conviver
Primeira Etapa para uma Educação Inclusiva
40 horas

Inscrições abertas
Início em 18 de Janeiro

Plano especial Gpec para
profissionais da Rede Pública - Consulte-nos!

Objetivos

· Proporcionar a compreensão da evolução histórica do conceito de inclusão.
· Refletir sobre o papel da escola e do educador em uma escola para todos.
· Destacar a promoção da convivência como objetivo primeiro em uma escola inclusiva.
· Sugerir estratégias de trabalho com grupos.



Metodologia

Leitura de textos, vídeos para sensibilizações, chats e fóruns de discussões e avaliativos.

Conteúdo Programático

Módulo 1: A escola inclusiva é para quem?
Ø Aspectos históricos e legislação.
Ø Classe especial, integração, inclusão e escola para todos.

Módulo 2: As diferentes lógicas da educação escolar.
Ø A escola e o seu papel para uma educação do século XXI.
Ø Os setes saberes de Edgar Morin
Ø Os quatro pilares da educação de Jacques Delors

Módulo 3: A organização e ação em rede na equipe escolar
Ø Noção de rede.
Ø A estratégia de ação em rede.


Módulo 4: Estratégia de trabalho com o grupo classe
Ø O grupo.
Ø Oficinar.

Cada inscrito receberá uma apostila contendo todos os módulos e materiais do curso.

Este curso é indicado para:

Pedagogos( as), Psicopedagogos(as), Professores(as), Educadores(as), Coordenadores(as) Pedagógicos(as),Diretores(as) de Escolas, Assistentes Sociais, Agentes de Saúde,Pais, Estudantes de Pedagogia, Psicopedagogia e Licenciaturas, Estagiários(as) na área de Educação, e demais Profissionais interessados em aprimorar seus conhecimentos sobre educação inclusiva.

Autora e professora

Cristina Teresa del Nero Ferreira

Psicóloga e psicopedagoga clínica e Institucional pelo Instituto Sedes Sapientiae de São Paulo.

Membro da equipe do Balaio do Núcleo de Referência em Psicose e Inclusão da Clinica do Instituto Sedes Sapientiae. Realiza assessoria na elaboração de projetos e capacitação em inclusão.

Experiência em capacitação de professores da rede municipal de São Paulo sobre educação inclusiva.

Professora de cursos de expansão e de pós-graduação latus senso em Inclusão e Psicopedagogia.
Coordenadoria de Apoio - Patricia Limaverde Nascimento

Mestre em Educação:Currículo pela PUC-SP, Bióloga (CRBio1 61128/01-D), possui 16 anos de experiência em coordenação e direção pedagógica. Foi orientanda de Maria Cândida Moraes e desenvolve projetos de assessoria pedagógica em escolas particulares e públicas. Trabalha na formação de professores da rede privada e pública sempre voltada para as inovações em didática e abordagens curriculares. Já apresentou seus trabalhos de educação transdisciplinar em diferentes estados no Brasil e também na Espanha, em Barcelona. Autora de 3 coleções de livros didáticos de educação infantil e co-autora de 4 coleções de livros didáticos de ensino fundamental. Já ministrou cursos sobre Transdisciplinaridade , Trabalho com Projetos em sala de aula, além de cursos nas áreas de matemática e semiótica aplicada no currículo de educação infantil e de ensino fundamental. Recebeu, em maio de 2006, o prêmio de Melhor Experiência em Educação Humanitária no Congresso Latino-Americano de Educação Humanitária realizado no Memorial da América Latina em São Paulo.
Suporte de relacionamento - Gisela Zampelli

Suporte técnico 1 – Avate

Suporte técnico 2 –Janaina Corrêa
Carga Horária e Horário do curso

A carga horária estimada para este curso é de 40 horas/aula, divididas entre estudos e interação on-line e pesquisas offline. O horário de estudos é estabelecido pelo próprio participante, de acordo com sua disponibilidade, possuindo um prazo máximo de cinco semanas para conclusão.

Formato do curso

Os cursos online oferecidos pela GPEC possuem o seguinte formato:

1 . Vivências sensibilizadoras para a temática do curso
2 . Os conteúdos são distribuídos em lições contendo textos-base, fóruns de discussão, exercícios, vídeos de sensibilização para leitura e reflexão e apresentações de slides com áudio
3 . Será estimulada a interação com outros participantes e com o corpo docente em fóruns e salas de bate-papo (chats). No fórum de discussão acontecerão debates sobre as questões escolhidas pela ministrante e pertinentes a um determinado tema
4 . O esclarecimentos de dúvidas será realizado através de contato direto com o corpo docente através da própria página do curso. Será oferecido o apoio de um supervisor do curso como facilitador da integração dos alunos e apoio técnico para questões relacionadas à navegação no ambiente de aprendizagem
5 . Avaliação (teórica e participação-interação com o grupo)
Durante o curso, o participante terá acesso a arquivos sobre o tema, tais como texto-base, imagens, vídeos e reportagens.

Requisitos Necessários
Computador com acesso a internet. É necessário ao inscrito saber navegar pela internet, fazer download de arquivos e enviar e-mail. Temos também um fóruns de discussão dentro do curso onde estas ferramentas serão muito utilizadas.Todos os inscritos receberão o Manual do Aluno por e-mail, de fácil entendimento para navegar na área do curso e utilizar todas as ferramentas disponíveis. Além disso, disponibilizamos um suporte técnico por e-mail e/ou skype para auxiliar os inscritos na navegação.
Avaliação e Certificação
O curso possui uma série de atividades avaliativas propostas como:
1 . Realização de atividades interativas de acompanhamento;
2 . Reflexão das leituras complementares e vídeos indicados;
3 . Atividades de auto-avaliação da unidade didática;
4 . Participação nas listas e no fórum de discussão (A avaliação dessa participação será feita em função do conteúdo e da relevância das mensagens).

O resultado das avaliações será expresso em porcentagem, em escala de 0 a 100%. Os alunos que conquistarem 75% das metas do curso, obterão a certificação. Todas as atividades serão realizadas on-line.
Após conquistar 75% das metas do curso, o participante poderá emitir automaticamente seu certificado digital, registrado internamente pela GPEC e enviado por e-mail. O participante poderá imprimir seu certificado na sua própria impressora. Neste certificado constará: nome do curso, nome do participante, carga horária, assinatura digitalizada do(a) professor(a) do curso, dados da empresa GPEC (CNPJ, endereço), e o código de registro do certificado.

Caso o participante queira solicitar um certificado impresso, este será enviado por correio, mediante pagamento de uma taxa de impressão e postagem. Este certificado será impresso em papel especial, terá todos os itens do certificado digital acima citados e mais outros itens como: conteúdo programático, carimbo da empresa e selo de autenticidade.

A GPEC oferece seus cursos on-line para todo o Brasil e seus certificados são amplamente aceitos. Os cursos on-line oferecidos pela GPEC são reconhecidos como cursos livres, possuem validade para fins curriculares e em provas de títulos, como certificado de atualização/aperfeiçoamento, respeitando a carga horária descrita e não podendo ser usado para outros fins.
Valor
Este curso possui um investimento total de R$ 86,00 (Oitenta e seis Reais)
Formas de Inscrição e Pagamento
Temos três opções de inscrição e pagamento:
1- Parcelado no cartão de crédito (Cartão VISA - MASTER, Dinners, Hipercard, Aura e American Express)
2- À vista através de pagamento on-line ou Boleto Bancário
O pagamento é realizado através do PagSeguro, que aceita cartões de crédito, débito automático em conta ou boleto bancário. Esse tipo de pagamento é totalmente seguro, garantido pela UOL.
Para se inscrever, acesse nosso site: www.gpeconline.com.br e localize o curso em nossa página.
Você encontrará um banner do Pag Seguro. Clique no banner : Pagar com Pag Seguro . Abrirá uma janela de formulário.
Após digitar o Cep, clique em ok, pois automaticamente aparecerá o seu endereço e as opções de pagamento para realizar a sua inscrição.
A sua inscrição será efetivada e o código de acesso enviado por e-mail , junto com o manual do aluno e as instruções de acesso na data de início do curso.
Os seus dados serão mantidos em sigilo absoluto e não ficarão à disposição da nossa empresa, apenas da PagSeguro.
O pagamento realizado pelo PagSeguro é rápido, simples e super-seguro. Assim que efetuar o pagamento você receberá o comprovante da ordem de serviço por e-mail.
3 - Envio por e-mail de Boleto Bancário da Caixa Econômica em até duas vezes sem juros com seus dados para pagamento

(para esta opção, você deverá enviar por e-mail: Nome completo, Endereço completo, CEP e CPF ).

Este boleto permite efetuar o pagamento em qualquer agência bancária e em casas lotéricas.

Qualquer dúvida ou maiores esclarecimentos, escreva para: gepc@gpeconline.com.br
Atenciosamente
Equipe GPEC
“ Pouco a pouco.....transformando a educação”




Cursos Online com Certificado







Tecnologias na Educação Infantil E Séries Iniciais do Ensino Fundamental



Gpec - Educação à distância
Pouco a pouco.....transformando a educação”
Associada a ABED
(Associação Brasileira de Educação à Distância)

 
Formação Continuada para Educadores
Informática & Tecnologias na Educação Infantil E Séries Iniciais do Ensino Fundamental

Carga horária - 80hs

Inscrições abertas
Início em 25 de Janeiro

Tutora e professora: Danice Betania de Almeida

Plano especial Gpec para
docentes  da Rede Pública - Consulte-nos!



 Descrição

Numa proposta de Formação Continuada, este curso propiciará noções  referentes ao uso das Tecnologias e Informática na Educação Infantil e Séries Iniciais do Ensino Fundamental.


Objetivos

Proporcionar aos participantes, maior conhecimento do uso das Tecnologias e Informática e na aplicação destas, inserindo-as em projetos pedagógicos a fim de tornar as aulas mais atrativas e interativas.
 
Indicado para:

Pedagogos( as), Psicopedagogos(as), Professores(as), Educadores(as), Coordenadores(as) Pedagógicos(as),Diretores(as) de Escolas, Estudantes de Pedagogia, Psicopedagogia e Licenciaturas, Estagiários(as) na área de Educação, e  demais Profissionais interessados em aprimorar seus conhecimentos sobre o tema.


Conteúdo Programático
 
Módulo 1: Conscientização e vencer  resistências:  (13 hs)

Reflexões, debates e trocas de experiências:
Buscar  a formação continuada: recursos de  informática e tecnologias;
Estudo de caso; Pesquisa: “Ida à campo”.
 
Módulo 2: Aulas Atrativas e Interativas : professor facilitador/mediador do  conhecimento. (13 hs)

Utilização de Recursos Tecnológicos:  Cinema, Vídeos, TV, Câmera  Fotográfica,  Celular; Pesquisas: "ida à campo".

 Módulo 3: Tecnologias na Educação: (13 hs)
 Reflexões, debates e trocas de experiências:

 Estudo/prática: elaboração de dois Projetos a serem aplicados (1) em
 turma da  Educação Infantil e (1) em turma das Séries  Iniciais do
 Ensino Fundamental  onde constem a utilização das tecnologias
 estudadas no Módulo 2.

Chat com a professora.

Módulo 4: Informática Educativa &  Projetos Pedagógicos:  (13hs)
Reflexões, debates e trocas de experiências; Softwares pedagógicos:
inclusão em projetos;

Estudo/prática: Elaboração de projeto para uma das séries de
Educação Infantil e Projeto para séries iniciais utilizando Recursos de
Informática- software(s) pedagógico(s);
Pesquisas: Ida à campo

Módulo 5: Internet   (13hs)
Reflexões, debates e trocas de experiências:
Utilização da Internet como recurso pedagógico: pesquisas escolares, softwares pedagógicos on line. Pesquisas: Ida à campo.

Chat com a professora.

Obs. “Ida à Campo”  - significa visitar  locais  para observar, na prática, os acontecimentos relacionados a determinados assuntos.

No caso deste curso, são pesquisas  complementares aos temas abordados nos módulos.
Exemplificando: análise de um vídeo ou do conteúdo de algum site; entrevistas; pesquisa em escolas, etc.


Módulo 6:  Projetos e avaliação final (15 hs)

Tarefas avaliativas:

1. Avaliação: múltipla escolha – relativa aos conteúdos dos Módulos 1 ao 5;

2. Fórum avaliativo: Apresentar o resultado:
Elaboração de dois projetos pedagógicos interdisciplinares, contendo um recurso de tecnologia e também um recurso de Informática - para uma turma da Educação Infantil e uma turma das Séries Iniciais.

Cada inscrito receberá uma apostila contendo todos os módulos e materiais do curso.

Equipe Pedagógica

Autora e professora - Elis Regina  P. Röesler – técnica em processamento de dados, desde 1991 atuando na área e pedagoga. Possui ampla experiência em analise de desenvolvimento de sistemas, controle de dados ente outros assuntos pertinentes; cursos de informática: elaboração, coordenação e ministrante para educadores; melhor idade e público em geral; reforço escolar para alunos da educação infantil e séries iniciais utilizando softwares pedagógicos; produção  de vídeos temáticos – pedagógicos; cartões digitais; suporte técnico para educadores; elaboração de projetos com recursos de informática e tecnologias.

Tutora e professora -  Danice Betania de Almeida - Danice Betânia de Almeida, bacharel em Ciências da Computação (2002), licenciatura em Ciências da Computação (2009) e mestranda na área de educação pela Universidade Regional de Blumenau. Possui experiência como professora nível fundamental, médio, técnico profissionalizante e como professora Universitária na área de informática. Desenvolveu um software educativo na área ambiental, participação na elaboração de projetos com recursos de informática e tecnologias, autora do artigo representações sociais: mapeamento conceitual publicado no livro Representações Sociais em Educação: determinantes teóricos e pesquisas, edifurb, 2009. Atualmente dedica-se a pesquisa na área de representações sociais com temáticas pertinentes a informática na educação. Ministra aulas de informática na Universidade do Vale do Itajaí – Univali para cursos de extensão, Faculdade do Litoral Catarinense – FLC para os cursos de administração, nas escolas CDI Informática, Cetelbras e ainda atua como professora do município da cidade de Itajaí.

Coordenadoria  de Apoio -  Patricia Limaverde Nascimento - Mestre em Educação:Currículo pela PUC-SP, Bióloga (CRBio1 61128/01-D), possui 16 anos de experiência em coordenação e direção pedagógica. Foi orientanda de Maria Cândida Moraes e desenvolve projetos de assessoria pedagógica em escolas particulares e públicas. Trabalha na formação de professores da rede privada e pública sempre voltada para as inovações em didática e abordagens curriculares. Já apresentou seus trabalhos de educação transdisciplinar em diferentes estados no Brasil e também na Espanha, em Barcelona. Autora de 3 coleções de livros didáticos de educação infantil e co-autora de 4 coleções de livros didáticos de ensino fundamental. Já ministrou cursos sobre Transdisciplinaridade , Trabalho com Projetos em sala de aula, além de cursos nas áreas de matemática e semiótica aplicada no currículo de educação infantil e de ensino fundamental. Recebeu, em maio de 2006, o prêmio de Melhor Experiência em Educação Humanitária no Congresso Latino-Americano de Educação Humanitária realizado no Memorial da América Latina em São Paulo.
Suporte técnico
Suporte de relacionamento - Gisela Zampelli
Suporte técnico 1Avate  
Suporte técnico 2 Janaina Corrêa
Carga Horária e Horário do curso
A carga horária estimada para este curso é de 80 horas, divididas entre estudos e interação on-line e pesquisas offline. O horário de estudos é estabelecido pelo próprio participante, de acordo com sua disponibilidade, possuindo um prazo máximo de oito semanas para conclusão.
Formato do curso
Os cursos online oferecidos pela GPEC possuem o seguinte formato:
1 .     Vivências sensibilizadoras para a temática do curso
2 .     Os conteúdos são distribuídos em lições contendo textos-base, fóruns de discussão, exercícios,  vídeos de sensibilização para leitura e reflexão.
3 .     Será estimulada a interação com outros participantes e com o corpo docente em fóruns e salas de bate-papo (chats). No fórum de discussão acontecerão debates sobre as questões escolhidas pela ministrante e pertinentes a um determinado tema
4 .     O esclarecimentos de dúvidas será realizado através de contato direto com o corpo docente através da própria página do curso. Será oferecido o apoio de um supervisor do curso como facilitador da integração dos alunos e apoio técnico para questões relacionadas à navegação no ambiente de aprendizagem
5 .     Avaliação (teórica e participação-interação com o grupo)
Durante o curso, o participante terá acesso a arquivos sobre o tema, tais como texto-base, imagens, vídeos e reportagens.
 
Avaliação e Certificação

O curso possui uma série de atividades avaliativas propostas como:
1 .     Realização de atividades interativas de acompanhamento; e idas a campo.
2 .     Reflexão das leituras complementares e vídeos indicados;
3 .     Atividades de auto-avaliação da unidade didática;
4 .     Participação nas listas e no fórum de discussão (A avaliação dessa participação será feita em função do conteúdo e da relevância das mensagens).
      O resultado das avaliações será expresso em porcentagem, em
 escala de 0 a 100%. Os alunos que conquistarem 75% das metas do  
 curso, obterão a certificação.
Após conquistar 75% das metas do curso, o participante receberá por e-mail o  seu certificado digital, registrado internamente pela GPEC. O participante poderá imprimir seu certificado na sua própria impressora. Neste certificado constará: nome do curso, nome do participante, carga horária, assinatura digitalizada do(a) professor(a) do curso, dados da empresa GPEC (CNPJ, endereço), e o código de registro do certificado.
Caso o participante queira solicitar um certificado impresso, este será enviado por correio, mediante pagamento de uma taxa de impressão e postagem. Este certificado será impresso em papel especial, terá todos os itens do certificado digital acima citados e mais outros itens como: conteúdo programático, carimbo da empresa e selo de autenticidade.

A  GPEC oferece seus cursos on-line para todo o Brasil e seus certificados são amplamente aceitos. Os cursos on-line oferecidos pela GPEC são reconhecidos como cursos livres, possuem   validade para fins curriculares e em provas de títulos, como certificado de atualização/aperfeiçoamento, respeitando a carga horária descrita e não podendo ser usado para outros fins.

 Valor
 Este curso possui um investimento total de R$ 90,00 (Noventa Reais)
 Formas de Inscrição e Pagamento
Temos três opções de inscrição e pagamento:
1- Parcelado no cartão de crédito  (Cartão VISA - MASTER, Dinners, Hipercard, Aura e American Express)
2- À vista através de pagamento on-line ou Boleto Bancário 
O pagamento é realizado através do PagSeguro, que aceita cartões de crédito, débito automático em conta ou boleto bancário. Esse tipo de pagamento é totalmente seguro, garantido pela UOL.
 Para se inscrever, acesse nosso site: www.gpeconline.com.br e localize o curso em nossa página com a data de 25/01.
 Você encontrará um banner do Pag Seguro. Clique no banner : Pagar com Pag Seguro . Abrirá uma janela de formulário.
 Após digitar o Cep, clique em ok, pois automaticamente aparecerá o seu endereço e as opções de pagamento para realizar a sua inscrição. (cartão de crédito ou boleto bancário)
A sua inscrição será efetivada e o código de acesso enviado por e-mail  na data de início do curso.
Os seus dados serão mantidos em sigilo absoluto e não ficarão à disposição da nossa empresa, apenas da PagSeguro.
O pagamento realizado pelo PagSeguro é rápido, simples e super-seguro. Assim que efetuar o pagamento você receberá o comprovante da ordem de serviço por e-mail.
3 - Envio por e-mail de Boleto Bancário da Caixa Econômica em até duas vezes sem juros  com seus dados para pagamento
(para esta opção, você deverá enviar por e-mail: Nome completo, Endereço completo, CEP e CPF ).
Este boleto permite efetuar o pagamento em qualquer agência bancária  e em casas lotéricas.
Qualquer dúvida ou maiores esclarecimentos, envie um e-mail para: gpec@gpeconline.com.br
Atenciosamente
Equipe GPEC
Pouco a pouco.....transformando a educação”

GPEC - GRUPO DE PRODUÇÃO EM EDUCAÇÃO & CULTURA LTDA
Tel/Fax. 11 - 3782-0635 e 8603-7107
São Paulo - SP


VEJA OUTROS CURSO 

Cursos Online - Não fique para trás em 2010



Estou divulgando à todos os ótimos cursos da Cursos Online

Cursos Online é Cursos 24 Horas






Recomendo que assistam o vídeo, e caso ainda restem dúvidas, entre no site.

eu indico à todos o curso de Educação Infantil e Educação Ambiental...   não são caros, e o melhor,  você faz sem sair de casa e fazem de você um profissional diferenciado.

Se quiser ver todos os cursos disponíveis, entre na lista de cursos.


Planejamento anual - 1º ano - educação básica



PLANEJAMENTO ANUAL - 2009
1º ANO


OBJETIVOS GERAIS:


Conduzir e orientar o educando para que, até o final do Estágio 3, atinja os seguintes objetivos:

- Letramento (através do trabalho com os quatro papéis lingüísticos: ler, escrever, ouvir e falar)
- Prazer pela leitura através do contato com textos de diferentes portadores
- Desenvolvimento do vocabulário e seu uso em atividades orais e escritas; percebendo, valorizando e identificando as funções sociais da língua.
- Aquisição da base alfabética (silabação simples)
- Desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático e construção do conceito de número
- Consciência de seu papel de estudante e de agente transformador do meio ambiente
- Desenvolvimento de uma imagem positiva de si, da autonomia e da responsabilidade por seus atos, respeitando o próximo, adquirindo confiança em suas capacidades e percepção de suas limitações.
- Situar-se no espaço/tempo através de interação física e social
- Descobrir e conhecer progressivamente seu próprio corpo, suas potencialidades e seus limites, desenvolvendo e valorizando hábitos de cuidado com a própria saúde e bem-estar.
- Estabelecer vínculos afetivos de trocas com adultos e crianças fortalecendo sua auto-estima e ampliando gradativamente suas possibilidades de comunicação e interação social, aprendendo aos poucos a articular seus interesses e pontos de vista com os demais, respeitando a diversidade e desenvolvendo atitudes de ajuda e colaboração.
- Brincar, expressando emoções, sentimentos, pensamentos, desejos e necessidades.
- Conhecer algumas manifestações culturais, demonstrando atitudes de interesse, respeito e participação frente a elas e valorizando a diversidade.
- Observar e explorar o ambiente com atitude de curiosidade, percebendo-se cada vez mais como integrante,
dependente e agente transformador do meio ambiente e valorizando atitudes que contribuam para sua conser –
vação.
- Utilizar as diferentes linguagens (corporal,musical,plástica, oral e escrita) ajustadas às diferentes intenções e
situações de comunicação, de forma a compreender e ser compreendido, expressar suas idéias, sentimentos ,
necessidades e desejos, avançar no seu processo de construção de significados, enriquecendo cada vez mais sua
capacidade expressiva.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

FORMAÇÃO SOCIAL E PESSOAL
Identidade e Autonomia

1º trimestre

- Roda de conversa
- Dramatizações
- Situações-problema a partir da realidade
- Identificação de singularidades próprias e das pessoas com as quais convive (auto-imagem - espelho)
- Brincadeiras diversificadas (utilização – confecção de cantinhos específicos)
- Higiene pessoal e do ambiente
- Elaboração em conjunto dos limites da sala de aula
- Rotina diária e/ou semanal
- Escrita do nome (Bingo de nomes, jogo da memória, dominó)
- Jogos e brincadeiras
- Respeito e valorização da cultura de seu grupo de origem e de outros grupos (índios, negros, orientais)

2° trimestre

- Roda de conversa
- Dramatizações
- Situações-problema a partir de situações imaginárias do cotidiano
- Identificação de singularidades próprias e das pessoas com as quais convive (auto-imagem, espelho)
- Brincadeiras diversificadas (utilização de cantinhos específicos)
- Higiene pessoal e do ambiente
- Rotina diária e/ou semanal
- Identificação da história do nome
- Jogos e brincadeiras
- Realização de trabalhos em grupo

3° trimestre

- Roda de conversa
- Dramatizações
- Situações-problema a partir de situações imaginárias do cotidiano
- Identificação de singularidades próprias e das pessoas com as quais convive (auto-imagem - espelho)
- Brincadeiras diversificadas (utilização de cantinhos específicos)
- Higiene pessoal e do ambiente
- Rotina diária e/ou semanal
- Jogos e brincadeiras
- Realização de trabalhos em grupo




LINGUA PORTUGUESA
(Linguagem oral e escrita)
Livro: Aprender Juntos - vol. 1

1º trimestre:

- Escrita do nome, nome dos colegas e familiares.
- Listas
- Palavras estáveis trabalhadas através da apresentação de objetos ou personagens
- Famílias silábicas: P, S, L, M, T
- Histórias em quadrinhos
- Títulos (dar títulos)
- Alfabeto
- Ordem alfabética
- Escrita espontânea
- Roda de conversas
- Recados (falados)
- Ditado de palavras
- Exposição oral sobre os trabalhos (explicar, argumentar)
- Ordenar figuras numa seqüência (oral e escrita)
- Reconto de histórias
- Pseudo-leitura
- Produção coletiva de texto oral e escrita
- Rotina do dia (escrita na lousa)
- Chamada (todos os dias)
- Coordenação motora
- Palavras estáveis trabalhadas através de textos
- História em quadrinhos ( 3 quadrinhos)
- Caça - palavras; palavras cruzadas
- Textos instrucionais
- Listas e títulos
- Reconto e reescrita de textos narrativos
- Expressão Oral – (descrição)
- Escrita de nomes de personagens
- Cartaz
- Uso da agenda todos os dias (feito pelos alunos)
- Data Comemorativa - Páscoa
- Livro: Unidades 1 e 2 – Álbum de família

2° trimestre

- Famílias silábicas: N, B, D, J, C, F
- Coordenação motora
- Uso da agenda (todos os dias, feito pelos alunos)
- Leitura de livros em capítulos
- Roda de conversas
- Recados (falados e escritos)
- Entrevistas (deixar as crianças formularem algumas perguntas)
- Número de Sílabas
- Dar um fim para a história (oral e escrita)
- Exposição oral sobre os trabalhos ( explicar, argumentar)
- Ordenar figuras em seqüência( oral e escrita)
- Reconto de história
- Ditado de palavras
- Pseudo - leitura
- Produção coletiva de texto oral e escrita
- Escrita espontânea
- Ditado entre pares
- Utilização do computador (escrita do nome, palavras...).
- Datas comemorativas: Dia do Trabalho, Dia das Mães, Festas Juninas, Inverno, Folclore e Dias dos Pais.
- Rotina do dia
- Chamada
- Palavras estáveis trabalhadas através de textos
- Carta, recado, bilhete (escritos e falados)
- Confecção de cartazes
- História em quadrinhos (4 quadrinhos)
- Adivinhas, lendas, trava-línguas, parlendas, quadrinhas, poemas e canções.
- Palavras cruzadas
- Nome completo em letra cursiva
- Listas
- Uso da letra maiúscula e minúscula
- Coordenação motora (letra cursiva)
- Frases
- Escrita de Palavras
- Falas e diálogos
- Poemas
- Significado das palavras
- Segmentação de palavras na língua
- Narrativa
- Descrição de personagens
- Identificação de características de tipo textual
- Livro: Unidades 2 e 3

3° trimestre

- Roda de jornal (reescrever, desenhar, opinar, lição de casa, pesquisar, colar no caderno, pintar a inicial do nome...).
- Dar um começo para a história (oral e escrita)
- Produção coletiva de texto oral e escrito ( a criança fala escreve)
- Textos instrucionais (receitas, regras de jogos, rotina, normas da classe... ).
- Comentários sobre pontuação
- Ditado mudo
- Datas comemorativas: Independência, Dia da Árvore, Primavera.
- Famílias silábicas: R, V, G, X, Z e H.
- Nome completo em letra cursiva
- História em quadrinhos (livro)
- Reescrita e todos os tipos de textos
- Leitura de livros em capítulos
- Palavras-cruzadas
- Escrita espontânea
- Listas
- Coordenação motora
- Comentários sobre parágrafos
- Recados escritos e falados
- Rotina do dia (escrita na lousa)
- Uso da agenda (todos os dias,feito pelo aluno)
- Exposição oral sobre os trabalhos
- Ordenar figuras numa seqüência
- Reconto de histórias
- Ditado de frases
- Produção coletiva de textos oral e escrita
- Ditado entre pares
- Utilização do computador
- Datas Comemorativas: São Francisco, Dia da Criança, Primavera, Dia do Professor, Verão e Natal
- Carta Enigmática
- Entrevista
- Pontuação
- Ordenação de texto
- Escrita de frases com letra manuscrita
- Escrita espontânea de palavras
- Anúncios e classificados
- Mensagens em códigos
- Comentários sobre acentos
- Carta e e-mail
- Linguagem figurada
- Livro: Unidade 4


ESTRATÉGIAS

Filmes
Livros infantis
Gibis
Revistas
Músicas
Poesias
Parlendas
Trava-línguas
Caça-palavras
Cruzadinhas
Crachás
Cartazes
Jornal
Histórias
Regras de jogos
Receitas
Listas
Material da sala de aula
Alfabeto móvel
Trabalhos individuais e em agrupamentos, conforme a fase de produção de escrita da criança.

Avaliação:

Avaliação diagnóstica, contínua e paralela baseada nas dificuldades do aluno
Verificação das atividades diárias



MATEMÁTICA


1° trimestre:

- Atividades de culinária
- Identificação de números nos diferentes contextos ( agenda, datas, calendário, peso, idade, número de roupa)
- Espessuras (grosso/fino)
- Cálculo mental com somas e diferenças (só oralidade)
- Cálculo mental com somas e diferenças
- Cores
- Seqüência numérica ( 1 até 10 )
- Estabelecer relações
- Tamanho
- Conservação de quantidades
- Situação – problema
- Figuras geométricas
- Ordem temporal
- Jogos de contagem
- Caminhos
- Características quantitativas e qualitativas
- Contagem oral
- Perto/longe
- Jogos de dominó, baralho e dado.
- Curto/comprido
- Seriação
- Caminhos / comprimentos

2° trimestre


- Classificação
- Alto/Baixo
- Mais/Menos
- Maior/Menor
- Problemas
- Dobraduras com formas geométricas
- Tangran
- Características qualitativas e quantitativas
- Mosaicos
- Medidas
- Identificar mudanças de direção
- Atividades de culinária
- Identificação de números em diferentes contextos
- Cálculo mental com divisões e multiplicações ( só oralidade )
- Relação de pertinência
- Seriação
- Copiar modelos
- Seqüência numérica ( 1 até 20)
- Estabelecer relações
- Curvas
- Situação-problema
- Agrupamento de 2 em 2
- Espaço e Forma
- Sucessor e antecessor
- Problemas que envolvem divisões

3° trimestre

- Registrar problemas no caderno
- Seqüência numérica
- Tabela
- Gráficos
- Conjuntos
- Medidas
- Atividades de culinária
- Identificação de números em diferentes contextos
- Cálculo mental com divisões e multiplicações
- Situação-problema
- Agrupamento de 5 e 10 unidades
- Problemas
- Números/Contagem
- Seqüência numérica (1 até 30)
- Desafios

Estratégias:

Jogos
Brincadeiras
Material pedagógico
Carimbos
Dominó
Palitos de sorvete
Jogos
Baralho
Recorte de encartes de supermercados
Culinária
Jogo da velha
Xadrez
Jogo da memória
Botões
Mini-mercado

Avaliação:

· Avaliação contínua, observando e considerando seus avanços obtidos nas resoluções de raciocínio em situações que lhe serão apresentadas.


CIÊNCIAS, HISTÓRIA E GEOGRAFIA
1° trimestre - Os seres vivos
- Reciclagem
- Classificação das diferentes espécies de acordo com o local onde vivem
- Percepção tátil
- Percepção óptica
- Os cinco sentidos
- Experiências
- Conhecimento dos cuidados básicos de animais domésticos (pedir para a mamãe trazer um animal e a criança fará uma entrevista sobre os cuidados, marcar um horário)

2° trimestre – Os lugares e as paisagens

- Meios de Transporte
- Meios de Comunicação
- Fenômenos físicos: mudanças de estado da água
- Trazer fotos de passeios e ou paisagens
- Observação do ambientes das fotos
- Painel de fotos e/ou passeios
- Através do painel de fotos escolher a paisagem preferida e desenhar no sulfite
- Elaboração de mapas ( sala, rua, tesouro, quarto...)
- Estações do Ano
- Experiências


3° trimestre – Fenômenos da Natureza

- Sol, lua e estrelas.
- Cultivo e Germinação de sementes
- Água, ar e solo.
- Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar.
- Conhecimentos de modos de ser, viver e trabalhar de alguns grupos sociais.
- Identificar diferentes papéis sociais ( dentistas, médicos...)

Estratégias:

· Vivências dos alunos
· Vídeos
· Pesquisas
· Exposições
· Jogos e brincadeiras
· Passeio pela escola
· Conversas
· Pesquisas e trabalhos em grupos
· Visitas em loco
· Revistas e filmes.
· Atividades sócio-culturais
· Feira de Ciências
· Passeios
· Cartazes e desenhos


Avaliação:


· Avaliação contínua por meio da observação diária e participação oral e escrita

ARTES VISUAIS

Fazer artístico

1° trimestre

- Recorte a dedo e com tesoura
- Mosaico
- Desenho livre e dirigido
- Pintura livre com tinta
- Colagem de diversos materiais e dobradura
- Pintura a dedo
- Uso do pincel, giz e cola
- Modelagem com massinha
- Pontilhismo (cotonete/tinta)
- Projeto : pintor Picasso

2° trimestre
- Exposição de trabalhos
- Pintura livre com pincel
- Modelagem com massinha
- Desenho livre e dirigido
- Dobradura e recorte
- Colagem de diversos materiais
- Perfuração e alinhavo
- Trabalhos com sucata

3° trimestre

- Desenhos livres
- Trabalhos com sucatas
- Confecção de cartazes e maquetes
- Pintura com tinta
- Dobradura
- Modelagem
- Pintura com cola e anilina
- Pintura a sopro
- Montagem – ficha 26/5
- Alongamento de gravuras


APRECIAÇÃO DE ARTES VISUAIS

Música

1° trimestre

- Discriminar sons do ambiente
- Analisar sons diferentes a partir de instrumentos musicais
- Canções com expressão corporal
- Escuta de obras musicais clássicas - apreciar ( discriminar instrumentos e realizar movimentos )

2° trimestre

- Escuta (de obras musicais da MPB – apreciar e discriminar instrumentos e realizar movimentos )
- Analisar sons diferentes a partir de instrumentos musicais – ficha 02/8
- Canções com expressões corporais
- Montagem de uma bandinha

3° trimestre

- Assistir filmes com narração musical e conversar sobre os mesmos
- Canções com expressões corporais
- Sonorização de histórias

MOVIMENTO

1° trimestre

- Familiarizar-se com a imagem do próprio corpo (espelho)
- Jogos de imitar
- Brincadeiras de roda
- Danças, ritmos
- Pular corda
- Atividades que envolvam força
- Mudanças corporais ( de cada criança - características - espelho )
- Atividades para desenvolver a lateralidade

2° trimestre

- Pular corda
- Atividades que envolvam força
- Jogos de imitar
- Brincadeiras de roda
- Danças, ritmos
- Imitação de arranjos feitos (Maria da Glória) com o objetivo de desenvolver habilidades manuais
- Expressões faciais ( no espelho)

3° trimestre

- Jogos de imitar
- Atividades de relaxamento (exercícios imaginários – percepção dos sinais vitais)
- Brincadeiras de roda
- Danças, ritmos
- Atividades para desenvolver a lateralidade
- Pular corda
- Atividades que envolvam força
- Imitar o outro (movimentos, atitudes espelhadas – sombra).












A auto-satisfação é inimiga do estudo. Se queremos realmente aprender alguma coisa, devemos começar por libertar-nos disso. Em relação a nós próprios devemos ser 'insaciáveis na aprendizagem' e em relação aos outros, 'insaciáveis no ensino'.
Autor: Mao Tse-Tung.





Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela, tampouco, a sociedade muda.
Autor: Paulo Freire.


para download em: http://groups.google.com/group/professoressolidarios/browse_thread/thread/16487dfff72fd5ca#

Planejamento 1º ano - educação básica



Ciências
I Unidade
Habilidades
1ª : Identificar semelhanças diferenças entre os seres vivos
2ª : Observar o ciclo de desenvolvimento do ser humano (infância, adolescência, fase adulta  e velhice )
3ª : Identificar e  descrever algumas transformações dos corpos, dos hábitos e das necessidades básicas dos seres   humanos nas  fases da vida
4ª : Identificar características que permitam a sobrevivência dos seres vivos nos ambientes que habitam, utilizando dados de observação
5ª : Reconhecer a importância dos órgãos dos sentidos para a identificação das características de diversos ambientes
Conteúdos

Seres vivos e sem vida

Identificar características que permitam a sobrevivência dos seres vivos nos ambientes que habitam
Ciclo de desenvolvimento do ser humano
Saúde e vacinas
Verminose ( profilaxia)

O corpo humano

Os sentidos
                                   

História
I Unidade
Habilidades
1ª : Conhecer o passado da sua escola e de sua localidade
2ª : Identificar transformações e permanências nos costumes da família e da escola
3ª : Reconhecer semelhanças e diferenças sociais e culturais relacionadas ao cotidiano existente no grupo escolar
4ª : Identificar a família como grupo social
5ª : Reconhecer características da sua comunidade quanto a diferentes costumes alimentares, tipos de moradia, comunicação e transporte

Conteúdos


Família
Escola
Comunidade
Páscoa
Castro Alves
Dia do circo
Dia do Índio
Tiradentes
Descobrimento 
Brasília



GEOGRAFIA

I Unidade

Habilidades

1ª : Compreender existência de diferentes regras de convivência
2ª : Respeitar e valorizar patrimônio ambiental e cultural da sociedade
3ª : Reconhecer seus direitos e deveres de cidadão
4ª : Caracterizar a paisagem natural do local de vivência: origem, organização transformações sofridas ao longo dos tempos
5ª : Observar em mapas políticos atlas, globo terrestre, o local de vivência

Conteúdos

Regras de convivência
Direitos e deveres
Paisagem natural do local
O homem e o meio ambiente
Dia e noite
Pontos cardeais
Acidentes Geográficos

Como podem ser os dias ( ensolarado, chuvosos, ventosos e nublados)
Observar em mapas políticos atlas, globo terrestre, o local de vivência

2ª parte
Ciências
                                      II Unidade
Habilidades
1ª : Estabelecer relações entre condições de  alimentação ( origem dos alimentos)
2ª : Reconhecer a importância dos hábitos de higiene pessoal e ambiental na preservação da saúde humana
3ª : Identificar os recursos naturais do local onde vive
4ª : Perceber a presença do ar e da água na natureza, bem como a importância do solo para os seres vivos
5ª : Comparar os diferentes ambientes naturais e construídos pelo homem e perceber-se como parte integrante


Conteúdos
Clima
Recursos naturais:
Ar puro e poluído
Água potável e poluída
Onde encontramos água na natureza
Importância da água
Parte sólida e líquida da Terra
As plantas e o meio ambiente
Reflorestamento
Cuidados com as plantas
Plantas , aquáticas, terrestres e aéreas
Utilidades das plantas
Plantas que dão frutos
Partes das plantas
Sementes e mudas
Germinação
Jardim ,horta e pomar

                                      


História
II Unidade
Habilidades
1ª : Reconhecer características da sua comunidade quanto a diferentes costumes alimentares, tipos de moradia, comunicação e transporte
2ª : Identificar na comunidade diferentes hábitos de lazer, músicas, danças brincadeiras
3ª : Identificar na comunidade as atividades econômicas e diferentes representações religiosas posteridade ,simultaneidade, contemporaneidade
( linha do tempo)
4ª : Comparar acontecimentos no tempo , tendo como referencia as noções de anterioridade ,
5ª : Reconhecer a si mesmo como sujeito construtor de história partir do estudo de sua família e de sua comunidade

Conteúdos

Dia do trabalho
 Dia das Mães
Anchieta
Festas Juninas
Férias Escolares
Independência da Bahia
Sua história
História de sua família
História de sua comunidade


GEOGRAFIA


II Unidade
Habilidades
1ª : Localizar-se no seu espaço de vivência utilizando:
relação topologica :frente , atras ,vizinho, perto, longe
relaçao projetiva: esquerda ,direita
relações euclidianas: medidas (metro, centímetro)
coordenadas:( coluna , fila)
2ª : Desenhar trajetos percorridos
3ª : Identificar e reconhecer aspectos que caracterizam  o indivíduo e o grupo a qual pertence
4ª : Valorizar a atitude de manutenção e preservação do espaço coletivo e do meio ambiente
5ª : Analisar os diferentes modos de vida do indivíduo em diferentes culturas

Conteúdos


Relação topológica :frente , atrás ,vizinho, perto, longe
Relaçao projetiva: esquerda ,direita
Relações euclidianas: medidas (metro, centímetro)

Meios de transporte

 Desenhar trajetos percorridos
Sinais de Trânsito

O indivíduo e o grupo a qual pertence

Preservação do espaço coletivo e do meio ambiente
Serviços Públicos
Meios de Comunicação

3ª parte
   III Unidade
Ciencias
Habilidades
1ª : Comparar os diferentes ambientes naturais e construídos pelo homem e perceber-se como parte integrante
2ª : Reconhecer os estados físicos da matéria em elementos do cotidiano (pedra, água do rio, ar atmosférico, gás de cozinha.) realizando experimentos simples
3ª : Identificar os agentes de transformação do meio ambiente
4ª : Perceber a importância da participação individual e coletiva no cuidado com o meio ambiente
5ª : Compreender que o ambiente natural e cultural  influenciam nossos hábitos de alimentação e higiene
Conteúdos
Comparar os diferentes ambientes naturais e construídos pelo homem e perceber-se como parte integrante
Agentes de transformação do meio ambiente
Reconhecer os estados físicos da matéria
Hábitos  de higiene
O lixo
Alimentação


História
III Unidade

Habilidades

1ª : Estabelecer relações entre o presente e o passado
2ª : Conhecer e respeitar a diversidade de grupos sociais existentes no Brasil, em diferentes tempos
3ª : Reconhecer a história como um processo , que se constrói  a partir das relações estabelecidas pelas pessoas no tempo e no espaço
4ª : Identificar aspectos, sujeitos e obras e acontecimentos do passado
5ª : Estabelecer relação entre sua comunidade e outras, marcando semelhanças e diferenças

Conteúdos

Dia do Estudante
Dia dos Pais
Dia do Soldado
Dia da Pátria
Dia do Folclore
Dia da Árvore
Primavera







GEOGRAFIA
III Unidade
Habilidades
1ª : Perceber a escola como um local de vivência e de relações entre pessoas
2ª : Observar que a paisagem possui elementos construídos pelo homem e elementos da natureza
3ª : Perceber que a paisagem se modifica com o passar do tempo
4ª : Reconhecer a organização do espaço geográfico como fruto do trabalho e da relação entre os seres humanos
5ª : Entender que as moradias deveriam ser adaptadas ao clima ,as condições do lugar e as necessidades das pessoas que nela habitam

Conteúdos

Perceber a escola como um local de vivência e de relações entre pessoas
Modificação da  paisagem
Tipos de moradia
Estações do Ano
Meses e dias da semana
Principais movimentos da Terra

4ª parte


Ciências





IV Unidade

Habilidades

1ª : Identificar semelhanças diferenças e características dos animais
2ª : Comparar o comportamento e o corpo  do ser humano ao de outros animais para estabelecer semelhanças e diferenças
3ª : Estabelecer relações entre os animais, o homem e o ambiente
4ª : Perceber a importância dos animais no equilíbrio da natureza
5ª : Reconhecer a cadeia alimentar como relação de dependência entre animais e vegetais para manter  o equilíbrio do ecossistema
Conteúdos
Animais que põem ovos
Animais que nascem da barriga da mãe
Como os animais se locomovem
Produtos que os animais fornecem
Animais úteis e nocivos
Animais selvagens e domésticos
Animais aquáticos e terrestres
Animais de duas e de quatro patas
Animais com ossos e sem ossos
Cadeia alimentar
 Identificar semelhanças diferenças e características dos animais
Estabelecer semelhanças e diferenças entre o corpo  do ser humano e o de outros animais
 Estabelecer relações entre os animais, o homem e o ambiente

Perceber a importância dos animais no equilíbrio da natureza
História
I V Unidade
Habilidades
1ª : Reconhecer o negro , o índio e o branco como elementos da formação do povo brasileiro
2ª : Respeitar o modo de vida de diferentes grupos sociais nos aspectos culturais, econômicos, políticos e sociais
3ª : Identificar mudanças e permanências nos hábitos das pessoas (  família , escola e comunidade)
4ª : Identificar diferenças e semelhanças entre os ambientes urbanos e rurais
5ª : Discutir ética e cidadania à partir da análise de situações do cotidiano

Conteúdos

Semana dos animais (A partir de 4 /10 )
Dia das Crianças (  12/ 10 )
Dia do Professor ( 15/ 10  )
Dia do Aviador ( 23/ 10 )
Semana do livro (23 a 29 /10   )
Dia da Proclamação  da República (  15/11 )
Dia da Bandeira (19 /11  )
Dia de ações de Graças (   )
Dia da Conceição da Praia ( 8 /12)
Dia de Natal( 25/12 )
Elementos  formadores do povo brasileiro
Hábitos das pessoas na  família , escola e comunidade
Ambientes urbanos e rurais
Ética e cidadania
Geografia
IV Unidade

Habilidades

1ª : Reconhecer a existência de diferentes modos de ser e de viver, tanto em seu bairro
( diferenças étnicas, sociais , religiosas, de gênero) como em outras localidades

2ª : Conhecer e respeitar os diferentes tipos de organização familiar

3ª : Saber que homens, mulheres, crianças, desempenham diferentes papéis de acordo com a organização e cultura da família

4ª : Conhecer e respeitar a diversidade cultural do povo brasileiro

5ª : Perceber que a urbanização e o aumento da violência diminuíram o espaço das ruas como local de  lazer
Conteúdos
Pluralidade cultural

Os diferentes tipos de organização familiar

Os diferentes papéis que homens, mulheres, crianças, desempenham na família
Perceber que a urbanização e o aumento da violência diminuíram o espaço das ruas como local de  lazer


Mais Atividades para Educação Infantil