•Atividade Dia da Criança•Atividades de Natal•Consciência Negra
Atividades para Educação Infantil é um site de professores e educadores, especializado em atividades escolares, que tem por objetivo transmitir informações de diversas matérias escolares para melhorar a qualidade de ensino de nossos leitores. Você encontrará informações sobre projetos educacionais, dinâmicas de grupo, atividades de matemática, brincadeiras, atividades para datas comemorativas, atividades prontas e para imprimir. Você também pode participar ativamente deixando comentários ou entrando em contato. Lembre-se que o que você ensina hoje, será o fruto do nosso futuro! Atividades Educativas, você encontra aqui.

Atividade de Páscoa - Teatro


A páscoa está chegando, e eu já estou preparando material para publicar aqui no blog para todos. Se você quiser, pode enviar o seu material para aparecer aqui tb. é Só mandar para 123dinamicas@gmail.com. Ficaremos felizes em publicar seu material.

A ÚLTIMA PÁSCOA

páscoa


Teatro de páscoa



Representação da PÁSCOA cristã, um script rico em detalhes, que cita até o
material a ser usado.*


Personagens do teatro de páscoa



JESUS
PEDRO
JUDAS
TOMÉ
BARRABÁS
MULHER 1
MULHER 2
GUARDA 1
GUARDA 2
IMPERADOR
LADRÃO DA DIREITA
LADRÃO DA ESQUERDA
NARRADOR


CENÁRIO do teatro de pascoa:



 »**MATERIAL*: Uma Forca Uma Roupa de Batismo Um Chicote Uma
Capa (*Pode ser Vermelha*) Uma Lanterna Roupas para o Imperador Três "Cruz"
(*Grande*) Roupas para os Guardas Uma Coroa (*Espinho*) Um Vidro de Ketchup Um
Cajado (*cana seca*) *MÚSICAS:* Uma Extensão (*Grande*). Um Som (*Galo e
Trovão*) -"Foi tão Triste" -Uma Canetinha (*Preta e Vermelha)* -"Glória,
Glória Aleluia" Uma Vara com esponja, e um Balde-"Jesus ia Subindo o Monte" Um
Martelo e uma Madeira (*Pequena*) Uma Placa (*Pequena:"Rei dos Judeus*") *
NARRADOR*: Buscai ao Senhor enquanto se pode achar; invocai-o enquanto está
perto. Deixe o ímpio o seu caminho, e o homem maligno os seus pensamentos, e
se converta ao Senhor, que se compadecerá dele; torne para o nosso Deus,
porque grandioso é um perdoar. Porque os meus pensamentos não são os vossos
pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o Senhor.

*Cena 1*. »NARRADOR: "Voz do que clama no deserto. Preparai o caminho do
Senhor, endireitai as suas veredas".
(*Entra Jesus*) ****Acende o holofote****
»*JESUS:* Vinde a mim todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos
aliviarei. Tomai sobre vós o meu julgo e aprendei de mim, que sou manso e
humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. Porque o
meu julgo é suave e o meu fardo é leve.
***Apaga o holofote***
****Acende o holofote****
»*NARRADOR*: E, quando comiam, Jesus tomou o pão, e abençoando-o, o partiu,
e o deu aos discípulos, e disse:
"-TOMAI, COMEI, ISTO É O MEU CORPO".
-E, tomando o cálice, e dando graças, deu-lho, dizendo:
"-BEBEI DELE TODOS; PORQUE ISTO É O MEU SANGUE, O SANGUE DO NOVO TESTAMENTO,
QUE É DERRAMADO POR MUITOS, PARA REMISSÃO DOS PECADOS".
***Apaga o holofote***
»*NARRADOR*: Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; na verdade, o
espírito está pronto, mas a carne é fraca.
***Acende a lanterna***
*(Aparece Jesus ajoelhado em cena)*
»*JESÙS:* "Pai meu, se este cálice não pode passar de mim sem eu o beber,
faça-se a sua vontade".
***Apaga a lanterna***
Cena 2.
***Acende o holofote***
*(Aparece Jesus em cena, sozinho, entra Judas Iscariotes e os guardas,
dizendo:)*
»*JUDAS*: Eu te saúdo, Rabi.* (e beija-o)*
*-01-*
»*JESÙS:* Amigo à que vieste? –Todos tentam me prender como um salteador,
com espadas e varas-pau. Todos os dias assentava junto de vós no templo à
lhes ensinar, e não me prendestes. *(Os guardas prendem a Jesus, e o tiram
de cena).*
»*NARRADOR:* Mas tudo isso aconteceu para que se cumpram as escrituras do
profeta. Então seus discípulos os deixou e fugiram.
Cena 3. *(Pedro)*
*(Entra Pedro todo assustado, como se estivesse à se esconder)*
»*MULHER*: Tu também estavas com Jesus, o galileu.
»*PEDRO*: Não sei o que dizes.
»*MULHER*: Este também estava com Jesus, o nazareno.
»*PEDRO*: *(jurando)* Não conheço tal homem.
»*MULHER/NARRADOR*: Verdadeiramente também tu és deles, pois a tua fala te
denuncia.
»*PEDRO**: (praguejando e jurando) *Não conheço esse homem.
****O galo canta****
*(Pedro sai de cena chorando amargamente)*
»*PEDRO:* Oh! Meu Senhor.
****Apaga o holofote****
Cena 4. *(Judas)*
****Acende o holofote****
*(Coloca-se o Judas em posição, assim que Pedro sair de cena, em cima de um
banco, com uma corda em seu pescoço, se enforcando).*
*(Aparece Judas pendurado e enforcado, durante "DEZ" segundos)*
-02-
*Cena 5.*
***Acende o holofote***
****Música: 10 do CD "Adoração Pentecostal"****
»*IMPERADOR*: Qual quereis que vos solte? Barrabás, o homicida, ou a Jesus,
chamado Cristo?
»*TODOS*: Barrabás, Barrabás, Barrabás.
»*IMPERADOR:* Que quereis pois que faça daquele a que m chamais de Rei dos
Judeus?
»*TODOS*: Crucifica-o, Crucifica-o.
»IMPERADOR:Então, lavo as minhas mãos. Estou inocente do sangue deste
justo:Considerai isto. LIBERTE-O!
»*TODOS*: Que seu sangue caia sobre nós, e sobre nossos filhos.
*(Sai Barrabás, todo sujo, por detrás de todos, assustado e feliz, sai logo
de cena)*
****LÊ-SE A SENTENÇA****
*(Os guardas prendem Jesus, rasgando suas vestes e lhe puseram uma capa de
cor de escarlata. E lhe puseram uma coroa de espinho e um cajado em sua mão
direita, e diziam:)*
»*GUARDAS*: Salve, Rei dos Judeus.
*(Os guardas lhe cuspem, fingindo, pegam o cajado e batem em sua cabeça
(Jesus, estoura um saquinho de ketchup em sua cabeça, na terceira pancada.
Depois de zombarem muito, lhe tiram a capa e o empurram para fora de cena,
dando chicotadas nele)*
***Apaga o holofote***
Cena 6. *A Crucificação*
*(Os ladrões se posicionam com suas cruzes em cena, já maquiados).*
*(Começa a cantar o hino: "Jesus ia subindo o monte")*
***Acende o holofote***
*(Entra Jesus, subindo a rampa, todo sujo de "sangue" e semi-nu, carregando
uma cruz (Ele deve cair, na entrada da cena, e no meio da cena, depois se
levante e fica olhando para a Igreja, as mulheres entram chorando ao seu
lado. Para no meio da cena, e olha para a igreja)*
***Apaga o holofote***
-03-
*(Começa a tocar só a introdução do hino: "Foi tão triste")*
*(Os guardas colocam a cruz de Jesus no chão, depois colocam Jesus sobre
ela. Um dos guardas fica dando marteladas na cruz, enquanto o outro fica
maquiando Jesus, com ketchup. Depois colocam Jesus em pé no meio dos
ladrões, já crucificado).*
***Acende a lanterna***
*(Começa a cantar o hino: "Foi tão triste", bem lento só as estrofes, quando
terminar as estrofes, Jesus diz:)*
***Acende o holofote***
»*Jesus:* "PAI, PERDOA-LHES, PORQUE NÃO SABEM O QUE FAZEM".
*(Os guardas lhe davam bebidas numa vara com esponjas, mais ele sempre
rejeitava. Os guardas rasgando seus vestidos, e dividiam entre eles)*
»*NARRADOR*: Cumpriu-se o que foi dito pelo profeta, que: -"Repartiram entre
si os meus vestidos, e sobre a minha túnica, lançaram sortes".
»*GUARDAS*: Se tu és o Rei dos Judeus, salva-te a ti mesmo.
*(Os guardas colocam uma placa acima da cabeça de Jesus, com os dizeres: (só
as iniciais, INRI).*
»*LADRÃO À ESQUERDA*: Se tu és o Cristo, salva-te a ti mesmo, e a nós.
»*LADRÃO À DIREITA:* Tu nem ainda teme à Deus estando na mesma condenação?
Nós merecemos estarmos aqui, mas este, nenhum mal fez. Olha para Jesus e
diz: - Senhor lembra-te de mim, quando entrares no teu reino.
»*Jesus*: Em verdade te digo que hoje estarás comigo no paraíso.
****APAGAM-SE AS LUZES****
*(Alguém coloca uma lanterna na fronte de Jesus)*
»*Jesus*: ELÍ, ELÍ, LAMÁ SABACTAMÍ *(DEUS MEU, DEUS MEU, PORQUE ME
DESAMPARASTE?)*
*(Um dos guardas coloca esponja em sua boca, o outro diz:)*
»*GUARDA*: Deixa, vejamos se Elias vem salvá-lo.
»*Jesus*: PAI, NAS TUAS MÃOS ENTREGO O MEU ESPÍRITO, e expira.
*(Ouve-se barulho de trovão, todos fingem que o chão está tremendo e caem
logo em seguida)*
»*SACERDOTE*: Verdadeiramente este era filho de Deus. *(Todos saem de cena
correndo de medo)*
***Apaga o holofote***
-04- Cena 7. *A Ressurreição*
***Abre as cortinas***
*(Entra Maria Madalena, e a outra Maria, indo ao sepulcro. Elas ouvem um
estrondo, os guardas saem correndo, e elas ajoelham-se)*
»*NARRADOR*: Não tenhais medo; pois eu sei que buscai a Jesus, que foi
crucificado. Ele não está aqui, porque já ressuscitou, dizei isto aos seus
discípulos.
*(Quando já iam se retirando, canta-se o coro do hino: "Foi tão triste",
entra Jesus ressuscitado e encontra-se com elas)*
»Jesus: Eu vos saúdo.
*(Elas abraçam seus pés, e o adoram)*
****Fecha as cortinas****
*(As mulheres saem)*
****Abre as cortinas****
*(Jesus aparece e diz para a igreja:)*
»*Jesus*: Paz seja convosco. –Por que estais perturbados, e por que sobem
tais pensamentos aos vossos corações? Vede as minhas mãos e os meus pés, que
sou eu mesmo; apalpai-me e vede, pois um espírito não tem carne e nem ossos,
como vedes que eu tenho.
*(Neste momento vai ter um Tomé, sentado na primeira cadeira da igreja, e
vai querer apertar as mãos de Jesus)*
»*Jesus*: Porque me viste, Tomé, creste, bem aventurado os que não viram e
creram.
***Fecha as cortinas***
***LOUVOR: "Glória, Glória Aleluia", bem baixinho, quando Jesus termina de
falar aumenta***
****Abre as cortinas****
»*Jesus*: É me dado todo o poder no céu e na terra. Portanto ide, ensinai a
todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e do Filho e do Espírito
Santo; e quem crer e for batizado, será salvo. Todas as coisas que eu vos
tenho mandado, ensinai; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a
consumação dos séculos. Amém.
***LOUVOR: Aumenta o volume do hino, "Glória, Glória Aleluia".***
*FIM.*


2 comentários :

  1. eu gostaria de ter um progeto da páscoa cristã facíl de trabalhar com a educação infantil.Queria modelo de lembrança e painel,queria fazer diferença na minha escola,pois a maioria dos pais são evangelicos e eles querem que apenas ensinemos a verdade aos seus filhos.aguardo uma resposta positiva.

    ResponderExcluir
  2. Anônimo14/3/10

    adorei,mas gostaria um projeto mais facil,pois meus alunos são pobres e da zona rural.

    ResponderExcluir

Mais Atividades para Educação Infantil