•Atividade Dia da Criança•Atividades de Natal•Consciência Negra
Atividades para Educação Infantil é um site de professores e educadores, especializado em atividades escolares, que tem por objetivo transmitir informações de diversas matérias escolares para melhorar a qualidade de ensino de nossos leitores. Você encontrará informações sobre projetos educacionais, dinâmicas de grupo, atividades de matemática, brincadeiras, atividades para datas comemorativas, atividades prontas e para imprimir. Você também pode participar ativamente deixando comentários ou entrando em contato. Lembre-se que o que você ensina hoje, será o fruto do nosso futuro! Atividades Educativas, você encontra aqui.

Dinâmicas de Grupo Infantis - Leia Mais aqui


Dinamica de grupo
Dinâmicas de Grupo


Dinâmica do Nome

Esta dinâmica propõe um "quebra gelo" entre os participantes. Ela pode ser proposta no primeiro dia em que um grupo se encontra. É ótima para gravação dos nomes de cada um.
Em círculo, assentados ou de pé, os participantes vão um a um ao centro da roda (ou no próprio lugar) falam seu nome completo, juntamente com um gesto qualquer. Em seguida todos devem dizer o nome da pessoa e repetir o gesto feito por ela.

Variação: Essa dinâmica pode ser feita apenas com o primeiro nome e o gesto da pessoa, sendo que todos devem repetir em somatória, ou seja, o primeiro diz seu nome, com seu gesto e o segundo diz o nome do anterior e gesto dele e seu nome e seu gesto... e assim por diante. Geralmente feito com grupos pequenos, para facilitar a memorização. Mas poderá ser estipulado um número máximo acumulativo, por exemplo, após o 8º deve começar um outro ciclo de 1-8 pessoas.





Dinâmica do "Escravos de Jó"


Esta dinâmica vem de uma brincadeira popular do mesmo nome, mas que nessa atividade tem o objetivo de "quebra gelo" podendo ser observado a atenção e concentração dos participantes.
Em círculo, cada participante fica com um toquinho (ou qualquer objeto rígido).
Primeiro o Coordenador deve ter certeza de que todos sabem a letra da música que deve ser :

Os escravos de jó jogavam cachangá;
os escravos de jó jogavam cachangá;
Tira, põe, deixa o zé pereira ficar;
Guerreiros com guerreiros fazem zigue, zigue zá (Refrão que repete duas vezes)

1º MODO NORMAL:

Os escravos de jó jogavam cachangá (PASSANDO SEU TOQUINHO PARA O OUTRO DA DIREITA);
os escravos de jó jogavam cachangá (PASSANDO SEU TOQUINHO PARA O OUTRO DA DIREITA);
Tira (LEVANTA O TOQUINHO), põe (PÕE NA SUA FRENTE NA MESA), deixa o zé pereira ficar (APONTA PARA O TOQUINHO NA FRENTE E BALANÇA O DEDO);
Guerreiros com guerreiros fazem zigue (PASSANDO SEU TOQUINHO PARA O OUTRO DA DIREITA), zigue (VOLTA SEU TOQUINHO DA DIREITA PARA O COLEGA DA ESQUERDA), zá (VOLTA SEU TOQUINHO PARA O OUTRO DA DIREITA) (Refrão que repete duas vezes).

2º MODO:
Faz a mesma seqüência acima só para a esquerda

3º MODO:
Faz a mesma seqüência acima sem cantar em voz alta, mas canta-se em memória.

4º MODO:
Faz a mesma seqüência acima em pé executando com um pé.

5º MODO:
Faz a mesma seqüência acima com dois toquinhos, um para cada lado.







Dinâmica da "Escultura"


Esta dinâmica estimula a expressão corporal e criatividade.
2 x 2 ou 3 x 3, os grupos devem fazer a seguinte tarefa :

Um participante trabalha com escultor enquanto os outros ficam estátua (parados). O escultor deve usar a criatividade de acordo com o objetivo esperado pelo Coordenador, ou seja, pode buscar :

-estátua mais engraçada
-estátua mais criativa
-estátua mais assustadora
-estátua mais bonita, etc.
Quando o escultor acabar (estipulado o prazo para que todos finalizem), seu trabalho vai ser julgado juntamente com os outros grupos. Pode haver premiação ou apenas palmas.

Dinâmica da "Sensibilidade"




Dois círculos com números iguais de participantes, um dentro e outro fora. O grupo de dentro vira para fora e o de fora vira para dentro. Todos devem dar as mãos, sentí-las, tocá-las bem, estudá-las. Depois, todos do grupo interno devem fechar os olhos e caminhar dentro do círculo externo. Ao sinal, o Coordenador pede que façam novo círculo voltado para fora, dentro do respectivo círculo. Ainda com os olhos fechados, (proibido abrí-los), vão tocando de mão em mão para descobrir quem lhe deu a mão anteriormente. O Grupo de fora é quem deve movimentar-se. Caso ele encontre sua mão correta deve dizer _Esta! Se for verdade, a dupla sai e se for mentira, volta a fechar os olhos e tenta novamente.

Obs: Essa dinâmica pode ser feita com outras partes do corpo, ex: Pés, orelha, olhos, joelhos, etc. Tem o objetivo de melhorar a sensibilidade, concentração e socialização do grupo.

Dinâmica do “Mestre"


Em círculo os participantes devem escolher uma pessoa para ser o adivinhador. Este deve sair do local. Em seguida os outros devem escolher um mestre para encabeçar os movimentos/ mímicas. Tudo que o mestre fizer ou disser, todos devem imitar. O adivinhador tem duas chances para saber quem é o mestre. Se errar volta e se acertar o mestre vai em seu lugar.
Esta dinâmica busca a criatividade, socialização, desinibição e a coordenação.

Dinâmica do "Rolo de Barbante"


Em círculo os participantes devem se assentar. O Coordenador deve adquirir anteriormente um rolo grande de barbante. E o primeiro participante deve, segurando a ponta do barbante, jogar o rolo para alguém (o coordenador estipula antes ex: que gosta mais, que gostaria de conhecer mais, que admira, que gostaria de lhe dizer algo, que tem determinada qualidade, etc.) que ele queira e justificar o porquê! A pessoa agarra o rolo, segura o barbante e joga para a próxima. Ao final torna-se uma "teia" grande.

Essa dinâmica pode ser feita com diversos objetivos e pode ser utilizada também em festas e eventos como o Natal e festas de fim de ano. Ex: cada pessoa que enviar o barbante falar um agradecimento e desejar feliz festas. Pode ser utilizado também o mesmo formato da
Dinâmica do Presente

Dinâmica do "Substantivo"


Em círculo os participantes devem estar de posse de um pedaço de papel e caneta. Cada um deve escrever um substantivo ou adjetivo ou qualquer estipulado pelo Coordenador, sem permitir que os outros vejam. Em seguida deve-se passar o papel para a pessoa da direita para que este represente em forma de mímicas. Podendo representar uma palavra mais fácil, dividí-la e ajuntar com outra para explicar a real palavra escrita pelo participante, mas é proibido soltar qualquer tipo de som.


Dinâmica da 

“Verdade ou Conseqüência?”


Em círculo os participantes devem estar de posse de uma garrafa que deve ficar ao centro. Ao sinal do Coordenador, alguém gira a garrafa e para quem o bico da garrafa apontar é perguntado: _Verdade ou Conseqüência? Caso ele escolha verdade, a pessoa onde o fundo da garrafa apontou deve perguntar algo e ele obrigatoriamente devem responder a verdade. Se ele responder conseqüência deve pagar uma prenda (executar uma tarefa) estipulada pela pessoa que o fundo da garrafa apontou. A que respondeu gira a garrafa.


Dinâmica do "Qualidade"


Cada um anota em um pequeno pedaço de papel a qualidade que acha importante em uma pessoa. Em seguida todos colocam os papéis no chão, virados para baixo, ao centro da roda. Ao sinal, todos devem pegar um papel e em ordem devem apontar rapidamente a pessoa que tem esta qualidade, justificando.



Dinâmica do "Pegadinha do Animal"


Entrega-se a cada participante um papel com o nome de um animal, sem ver o do outro. Em seguida todos ficam em círculo de mãos dadas. Quando o animal for chamado pelo coordenador, a pessoa correspondente ao animal, deve se agachar tentando abaixar os colegas da direita e da esquerda. E os outros devem tentar impedir que ele se abaixe.
Obs: todos os animais são iguais, e quando o coordenador chama o nome do animal todos vão cair de "bumbum" no chão, causando uma grande risada geral.
Objetivo: "quebra gelo" descontração geral.


Amar ao Próximo.

Duração: 30 min.
Material: papel, lapis.
Divida a turma em grupos ou times opostos.
Sugira preparar uma gincana ou concurso, em que cada grupo vai pensar em 5 perguntas e 1 tarefa para o outro grupo executar.

Deixe cerca de 15 minutos, para que cada grupo prepare as perguntas e tarefas para o outro grupo.
Após este tempo, veja se todos terminaram e diga que na verdade, as tarefas e perguntas serão executadas pelo mesmo grupo que as preparou.
Observe as reações. Peça que formem um círculo e proponha que conversem sobre:
Se você soubesse que o seu próprio grupo responderia às perguntas, as teria feito mais fáceis?
E a tarefa? Vocês dedicaram tempo a escolher a mais difícil de realizar?
Como isso se parece ou difere do mandamento de Jesus? "Amarás ao teu próximo como a ti mesmo".
Como nos comportamos no nosso dia a dia? Queremos que os outros executem as tarefas difíceis ou procuramos ajudá-los?
Encerre com uma oração.

Se houver tempo, cumpram as tarefas sugeridas, não numa forma competitiva, mas todos os grupos se ajudando.

Veja nossos videos!

60 comentários :

  1. Anônimo15/3/10

    show.... mt bom!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo22/4/12

      Muito Bom

      Excluir
    2. Anônimo28/6/13

      Gostei! Pena que não tem outras. MDL CE O Consolador.

      Excluir
  2. profe_camila_dac@hotmail.com29/3/10

    Nossa adorei esta ultima atividade, acabo de retornar de um acampamento de pré-adolecentes de minha igreja (Betesda) e as atividades foram maravilhosas mas esta ultimas de amor ao próximo ficará para o próximo acampa e com certeza fará um imenso sucesso.

    Grata pela contribuição e q DEUS a abençoe.

    CAmila

    ResponderExcluir
  3. Wanda do Carmo Pinto das Neves9/4/10

    Eu adorei pois estou trabalhando de monitora num projeto Mais Educação,o meu objetivo é a as brincadeiras com as crianças se tornarem mais divertidas, eu gostei muito das dinâmicas em grupo pretendo aplica las com as minhas crianças, desde já agradeço!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo4/6/12

      Eu também sou monitora do Mais Educação e as dinâmicas ajudam os alunos a se envolverem mais com as aulas e com os colegas.

      Renata Lima, SLZ - MA

      Excluir
  4. Anônimo1/5/10

    Adoreii,estou começando agora aa trabalhar com criançaa e ñ tenho muita experiência pois soo tenho 15 anos e nunca tinha feito isso, mais se DEUS abençoa eu vo conceguiR !!
    Parabens !!!

    ResponderExcluir
  5. Anônimo14/6/10

    eu sei de uma:com quem?com quem sera?que (*nome da pessoa*)ai se casar?loiro,moreno,careca,cabeludo.hey!ladrão,policia,capitão estrelinha do meu coração abaicha a mão

    ResponderExcluir
  6. Olá,
    Adorei este blog,ele trás muitas opções de atividadese não percebi nada que estivesse fora da proposta de educar.Com certeza é um prato cheio para professores e não professores, que como eu trabalham voluntariamente com crianças.
    Parabéns, turma.
    Efusivo quebra costela,que o Mestre Jesus continue iluminando suas vidas, neste e em outros projeto.

    ResponderExcluir
  7. Muito bom este blog, tem me auxiliado de forma significativa para essa nova experiência em minha vida que é participar do processo de educação no ensino infantil. Parabéns!!! Está divulgado em meu twitter, rs.

    ResponderExcluir
  8. Anônimo3/10/10

    parabens ,achei muito criativo as brincadeiras, onde podemos brincar ensinando com qualquer criança, deveria ter mais sites com este proposito

    ResponderExcluir
  9. Muiito bom, somos professores e adoramos essas dinamicas!
    João Paulo e Maristela

    ResponderExcluir
  10. Anônimo14/10/10

    posso dizer que este blog é tudo de bom parabens.

    ResponderExcluir
  11. com certeza ira me ajudar muito messa nova trajetoria que estou seguindo obrigada e parabéns!

    ResponderExcluir
  12. Anônimo2/2/11

    muito bom !!!ajudou muito ... parabéns!

    ResponderExcluir
  13. Anônimo2/2/11

    Esse blog é realmente muito bom,pois estava procurando dinâmicas para aplicar na minha turma.Parabéns

    ResponderExcluir
  14. Anônimo26/2/11

    Adorei essas dinâmicas, era o que estava procurando mesmo,vou trabalhar com as minhas turmas,muito alegre e divertidas gostarias de ver mais. Parabéns.Silvana

    ResponderExcluir
  15. Anônimo8/3/11

    Muito interessante essas dinâmicas, adorei!

    ResponderExcluir
  16. Anônimo23/4/11

    adorei sao muito boas........

    ResponderExcluir
  17. Anônimo13/5/11

    Muito agradecida pelas dinamicas... temos um retiro com crianças e gostei muito da "embolação"...
    Deus abençoe o trabalho de vocês!
    Jane - Belo Horizonte

    ResponderExcluir
  18. muito criativas suas dinamicas ja passei algumas para os adolecentes da minha igreja que Deus abençoe voce bjos simone bh mg

    ResponderExcluir
  19. Anônimo13/8/11

    muito bom,gostei de todas as dinamicas,me ajudaram muito.

    ResponderExcluir
  20. Anônimo17/8/11

    parabéns pela postagem essas dinâmicas são de grande ultilidade para nós professores. muito obrigado

    ResponderExcluir
  21. Anônimo19/9/11

    meu nome é joyce luana estou curssando o primeiro ano do curso normal medio e adorei as sugestões de dinamicas que foram postas neste site...parabens pelas postaguens..

    ResponderExcluir
  22. Anônimo22/9/11

    Neu nome é Andrea,sou voluntária na Pastoral da Educação e gostei muito do conteúdo,parabéns

    ResponderExcluir
  23. Anônimo2/10/11

    Parabéns! adorei vou praticar assim quue possivel.

    ResponderExcluir
  24. Anônimo7/10/11

    Parabéns!!! Vc foi simplesmente genial, adoreiiiiiii todas as dinâmicas. Elas são de muito bom gosto e super interessantes. Vou desenvolvê-las em sala de aula com meus alunos.

    ResponderExcluir
  25. Anônimo13/10/11

    muito bom esse blog!

    ResponderExcluir
  26. Anônimo6/11/11

    Adorei as idéias... vocês são ótimos com certeza vou coloca-las em pratica na minha sala de aula...Ana Claudia

    ResponderExcluir
  27. Anônimo14/11/11

    Muito bom este Blog. A pouco tempo comecei a trabalhar com crianças num projeto de monitoria e serviu como uma luva.... Adorei

    De grande ajuda. Que DEUS os abençoe!!!

    ResponderExcluir
  28. isabela22/11/11

    adorei todos são maravilhosos e pretendo que outras pessoas goste.E que Deus te abençõe!!!!

    ResponderExcluir
  29. Anônimo21/1/12

    Nossa achei o máximo essas dinâmicas, parabens!!!
    Só me surprendi com os servos de Deus dizerem que "adoraram" como assim? Que eu saiba a adoração só pertence ao nosso Deus.

    ResponderExcluir
  30. Anônimo25/1/12

    ADOREI AS SUGESTÕES DE BRINCADEIRAS ME AJUDOU MTO!

    ResponderExcluir
  31. Anônimo28/1/12

    Queridos amigos! Adorei este Blog
    Tem me ajudado muito com as atividades nas classes da igreja e com certeza me ajudará no meu trabalho de professora na escola. Bjus.
    Grata.
    Elbe Porto

    ResponderExcluir
  32. Anônimo1/2/12

    colegas online, essas dinâmicas maravilhosas me ajudarão bastante. vocês são lindos!

    obrigada!
    lucia de curitiba

    ResponderExcluir
  33. Anônimo4/2/12

    keice . muito legal as dinâmicas, deu ate para fazer uma comparação de uma situação que vivida , onde tudo tava bom pra fica melhor deveria ter uma dinâmica.pois a dinâmicas acabam deixando o ambiente mais descontraído.

    ResponderExcluir
  34. Anônimo12/2/12

    Obrigada pelas dicas de dinâmicas e parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
  35. Muito obrigada! Aproveitei a dinâmica do rolo de barbante para o 2º ano do Ensino Fundamental.

    ResponderExcluir
  36. Anônimo26/2/12

    amei as dicas muito boas !!!

    ResponderExcluir
  37. Anônimo1/3/12

    Adorei toas as dinâmicas, é de grande ajuda para professores iniciantes como eu.

    ResponderExcluir
  38. Anônimo9/3/12

    este blog é muito bom, obrigada pela dicas de dinâmicas que Deus abençõe mais e mais BJS.

    ResponderExcluir
  39. Anônimo9/3/12

    muito bom este blog, sobre as dicas de dinânicas , que Deus abençõe vocês bjs.

    ResponderExcluir
  40. Anônimo20/3/12

    maravilha esse blog tem de tudo um pouco para qualquer categoria ou modalidade legal mesmo, valeu !!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  41. Anônimo1/4/12

    legal adorei muito bom prara fazer com minha crianças

    ResponderExcluir
  42. Esse post é realmente muito bom. O primeiro que vem com brincadeiras de grupo realmente interessantes. A maioria dos outros só vem com brincadeiras chatas e sonolentas.
    Faz pouco mais de um mês que estou trabalhando com 5 turmas de crianças e adolescentes, aí queria aproveitar esse feriado de páscoa pra tirar um dia e fazer algumas brincadeiras, acho que essas vão ser bem interessantes. Obrigado.
    Parabéns pela postagem, ficou ótima. :) abraços

    ResponderExcluir
  43. Anônimo13/4/12

    Eu adorei as dinamicas eu copier para o grupo da primeira eucaretia de barro duro vcs estao de parabens

    ResponderExcluir
  44. Anônimo13/4/12

    Eu adorei as dinamicas eu copier para o grupo da primeira eucaretia de barro duro vcs estao de parabens

    ResponderExcluir
  45. Nossa muito bom o seu trabalho, estou como monitora no projeto mais educação e vou aplica-los. Agradeço o compartilhamento, q Deus te abençoe, parabéns.

    ResponderExcluir
  46. dotoura nathalia27/4/12

    muito interativo

    ResponderExcluir
  47. Anônimo26/5/12

    amei tudo são todos muito interativos!!! Obrigada amei tds!!!!!^-^

    ResponderExcluir
  48. Anônimo9/6/12

    Mtooo boom todas as dinamicas me ajudooou muitooo na minha catequesee :):)

    ResponderExcluir
  49. Parabéns seu blog é uma benção!

    ResponderExcluir
  50. Anônimo3/8/12

    Olá,
    parabéns pelo seu blog!!! Gostei muito e por isso gostaria de sua ajuda, comecei hoje a trabalhar com o mais educação letramento não tenho atividades para aplicar. Se puder me passar algumas eu agradeço. Obrigado

    ResponderExcluir
  51. Anônimo5/8/12

    gostei dessa dinamiças vou a ensina ao meu alunos.

    ResponderExcluir
  52. It`s great! Congratulations. I will do it in English.

    ResponderExcluir
  53. Anônimo30/1/13

    Faço trabalho voluntário com crianças e com certeza essas dinamicas ajudam muito! Show de bola!

    ResponderExcluir
  54. Anônimo17/2/13

    gostei muito das brincadeiras.

    ResponderExcluir
  55. Gostei da pegadinha animal, talvez eu use :D

    ResponderExcluir
  56. Anônimo23/4/13

    muito bom esse site (^.^)...

    ResponderExcluir

Mais Atividades para Educação Infantil