•Atividade Dia da Criança•Atividades de Natal•Consciência Negra
Atividades para Educação Infantil é um site de professores e educadores, especializado em atividades escolares, que tem por objetivo transmitir informações de diversas matérias escolares para melhorar a qualidade de ensino de nossos leitores. Você encontrará informações sobre projetos educacionais, dinâmicas de grupo, atividades de matemática, brincadeiras, atividades para datas comemorativas, atividades prontas e para imprimir. Você também pode participar ativamente deixando comentários ou entrando em contato. Lembre-se que o que você ensina hoje, será o fruto do nosso futuro! Atividades Educativas, você encontra aqui.

Dinâmica do Sociograma



Como usar o sociograma?


Esta dinâmica é, geralmente, desenvolvida a fim de se descobrir os líderes positivos e negativos de um determinado grupo, pessoas afins, pessoas em que cada um confia. É muito utilizada por equipes esportivas e outros grupos.

http://4.bp.blogspot.com/_PvBM7QWvCVM/SSxcbEZJB_I/AAAAAAAAANg/tY_NSRdjcqY/s400/figura+sociograma.jpg

Material: papel, lápis ou caneta.

Desenvolvimento: Distribui-se um pedaço de papel e caneta para cada componente do grupo. Cada um deve responder as seguintes perguntas com um tempo de no máximo 20-60 segundos, cronometrados pelo Coordenador da dinâmica. Exemplo de Perguntas:

Perguntas para o sociograma
1) Se você fosse para uma ilha deserta e tivesse que estar lá por muito tempo, quem você levaria dentro desse grupo?
2) Se você fosse montar uma festa e tivesse que escolher uma (ou quantas desejarem) pessoa desse grupo quem você escolheria?
3) Se você fosse sorteado em um concurso para uma grande viagem e só pudesse levar três pessoas dentro desse grupo, quem você levaria?
4) Se você fosse montar um time e tivesse que eliminar (tantas pessoas) quem você eliminaria deste grupo?

O que observar no resultado do sociograma?

As perguntas podem ser elaboradas com o fim específico, mas lembrando que as perguntas não devem ser diretas para o fim proposto, mas em situações comparativas.
De posse dos resultados, conta-se os pontos de cada participante e interpretam-se os dados para utilização de estratégias dentro de empresas e equipes esportivas.

13o. Discípulo - João 15.14



Material: Cartolina, espelhos (ou papel alumínio ou folha metalizada que reflita imagem), cola.
Faça um cartão para cada criança, dobrando um pedaço de cartolina e colando dentro o espelho. Do lado de fora escreva: Quem é o 13o discípulo?
Mostre os cartões, sem abrir. Diga às crianças que terão a semana toda para tentar responder à pergunta e que no próximo encontro receberão o cartão com a resposta.
Prepare e distribua uma lista de tarefas a fazer que poderão ajudá-las a encontrar a resposta:
- procurar na Bíblia;
- memorizar o nome dos 12 discípulos de Jesus;
- conversar e entrevistar adultos, pastores, etc..
No encontro seguinte ouvir os relatos e entregar os cartões. Depois que as crianças o abrirem conversar sobre as reações ao ver sua imagem refletida, como e porque cada um é o 13o discípulo, etc..
Escrever o texto de João 15.14 nos cartões.
As crianças podem então preparar um outro cartão para presentear ou preparar convites ou mensagens para distribuir a amigos.

COCHICHO



Objetivos 1. Levar todos os integrantes do grupo a participar de uma discussão. 2. Colher opiniões e sugestões de um grupo, e sondar-lhes os interesses 3. Criar uma atmosfera informal e democrática durante um estudo, debate. 4. Dar oportunidade para a troca de idéias dentro de um grupo. 5. Ajudar as pessoas a se libertarem das suas inibições. 6. Obter rapidamente idéias, opiniões e posições dos participantes de um grupo Componentes 1. Coordenador: orientar e encaminhar o trabalho. 2. Secretário: anota no quadro ou papelógrafo, as idéias dos participantes. 3. Público: participantes do grupo. Passos 1. Coordenador expõe de forma clara uma questão, solicitando idéias do grupo. 2. Coordenador divide o grupo de 2 em 2 ou 3 em 3(depende do número de participantes o grupo). 3. Formados os grupos, passam a trabalhar. Cada grupo tem 2, 3 ou 4 minutos para expor suas idéias, sendo um minuto para cada participante. 4. Uma pessoas de cada grupo expõe em plenário, a síntese das idéias do seu grupo. 5. O secretário procura anotar as principais idéias no quadro, ou num papelógrafo. 6. O coordenador faz um comentário geral, esclarece dúvidas. 7. Alguém do grupo pode fazer uma conclusão. Avaliação 1. O que aprendemos? 2. O que descobrimos em relação ao grupo? 3. O que precisamos aprofundar sobre este assunto?QUEM SOU EU?
Quem sou eu? Objetivo Tornar os membros do grupo conhecidos rapidamente, num ambiente relativamente pouco inibidor. Passos 1- Cada um recebe uma folha com o título: "Quem sou eu?" 2- Durante 10 minutos cada um escreve cinco ítens em relação a si mesmo, que facilitem o conhecimento. 3- A folha escrita será fixada na blusa dos participantes. 4- Os componentes do grupo circulam livremente e em silêncio pela sala, ao som de uma música suave, enquanto lêem a respeito do outro e deixa que os outros leiam o que escreveu a respeito de si. 5-Logo após reunir 2 a 3 colegas, com os quais gostariam de conversar para se conhecerem melhor. Nesse momento é possível lançar perguntas que ordinariamente não fariam. Avaliação 1- Para que serviu o exercício? 2- Como nos sentimos?

RODA VIRA - para reflexão



Objetivos 1. Debater um tema e desenvolvê-lo de forma participativa. 2. Envolver a todos do grupo no debate. 3. Falar sobre o que caa um sabe a respeito de um assunto. 4. Saber expor e ouvir Passos 1. Fazer dois círculos, um de frente para o outro, de pé ou sentado. 2. O círculo de dentro fica parado no lugar inicial e o círculo de fora gira para a esquerda, a cada sinal dado pelo animador ou coordenador do grupo. 3. Cada dupla fala sobre o assunto colocado para reflexão, durante dois minutos, sendo um minuto para cada pessoa. 4. O círculo de fora vai girando até chegar no par inicial. 5. Depois deste trabalho, realiza-se um plenário, onde as pessoas apresentam conclusões, tiram dúvidas, complementam idéias. 6. Complementação do assunto pelo coordenador. Observações 1. O assunto deve ser preparado pelo coordenador com antecedência. 2. Os participantes do grupo devem psquisar e fazer leituras prévias sobre o assunto. Avaliação 1. O que descobrimos sobre o assunto? 2. Como nos sentimos durante a dinâmica? 3. O que foi positivo? 4. Que ensinamentos podemos tirar para o grupo?

PAINEL INTEGRADO



OBJETIVO : Trabalhar no "grupão" em equipes de forma prática, desenvolvendo a comunicação e reflexão dispensando o plenário e a centralização do encontro numa só pessoa. DESENVOLVIMENTO : Dividir o grupão em equipes da seguinte forma : Num grupo com 16 pessoas, poderá dividir em 4 equipes de 4 pessoas. Cada participante da equipe receberá uma letra: a, b, c, d As equipes receberão o tema a ser debatido e perguntas propostas. Após terem refletido sobre o tema serão formadas novas equipes. Os que tiverem a letra "a" formarão uma nova equipe. O mesmo acontecerá com os que tiverem a letra b, c, d. Agora todos partilharão o que foi debatido nas equipes anteriores. No final da dinâmica todos os participantes deverão ter tomado conhecimento de todas as reflexões feitas.

COMPRIMIDO PARA A FÉ



Material a ser usado : Três copos com água. Três comprimidos efervescentes. (aqueles com envelope) Utilidade pastoral: Nós, Templo do Espírito Santo. A graça de Deus na vida do cristão. 1. Colocar três copos com água sobre a mesa. 2. Pegar três comprimidos efervescentes, ainda dentro da embalagem. 3. Pedir para prestarem atenção e colocar o primeiro comprimido com a embalagem ao lado do primeiro copo com água. 4. Colocar o segundo comprimido dentro do segundo copo, mas com a embalagem. 5. Por fim, retirar o terceiro comprimido da embalagem e colocá-lo dentro do terceiro copo com água. 6. Pedir que os participantes digam o que observaram.

dia das crianças - lembrancinhas de EVA



Lembrancinhas para o dia das crianças


molde de eva

 





Jogos e brincadeiras para o dias das crianças



olá a todos,

Se você estava procurando atividades para o dia das crianças, acho que posso ajudar

no dia 12 de outubro se comemora o dia das crianças, e

em meu outro blog, muito parecido com este por sinal, postei uma coletânia de links com brincadeiras e atividades para o dia das crianças

todos os links você encontra em

Jogos e Brincadeiras


ou direto no

Post especial para o dia das crianças!

Espero postar mais em breve, mas agora estou sem muita disponiblilidade para isso

Se você quer se tornar editor deste blog, envie seu email através dos comentários e entrarei em contato.

por enquanto é só

Mais Atividades para Educação Infantil