•Atividade Dia da Criança•Atividades de Natal•Consciência Negra
Atividades para Educação Infantil é um site de professores e educadores, especializado em atividades escolares, que tem por objetivo transmitir informações de diversas matérias escolares para melhorar a qualidade de ensino de nossos leitores. Você encontrará informações sobre projetos educacionais, dinâmicas de grupo, atividades de matemática, brincadeiras, atividades para datas comemorativas, atividades prontas e para imprimir. Você também pode participar ativamente deixando comentários ou entrando em contato. Lembre-se que o que você ensina hoje, será o fruto do nosso futuro! Atividades Educativas, você encontra aqui.

DESCREVENDO FORMAS


OBJETIVO : trabalhar a capacidade de comunicação e entendimento da mensagem.

MATERIAL : sucata, formas geométricas, revistas, sulfite e lápis.

DESENVOLVIMENTO : dividir os participantes em duplas. Um dos participantes escolhe uma sucata ou forma geométrica, observa-a atentamente e a oculta, de forma que seu parceiro não a veja. Aquele que escolheu o objeto deve descrevê-lo para seu colega, que pode fazer perguntas para conseguir mais pistas. Aquele que está descrevendo o objeto deve ser orientado a dizer apenas uma informação por vez. Quando este descobrir qual era o objeto, invertem-se os papéis.

VARIAÇÃO :

1- a descrição pode ser feita através de antônimos, ou seja, dizendo o que o objeto não é.

2- participantes posicionam-se um na frente do outro, com um anteparo entre eles. Um dos participantes escolhe uma figura na revista. Esta figura deverá então ser ditada (descrita) para o colega que irá reproduzi-la (desenhá-la) na folha. Ao final retira-se o anteparo e verifica-se como ficou o trabalho. Caso haja tempo, é interessante repetir a atividade invertendo-se os papéis.

QUESTÕES PARA DISCUSSÃO :

1. Como foi ter a informação e passá-la aos poucos?
2. O trabalho saiu da forma que você imaginou que sairia ao ditá-la? O que deu errado? Por que?
3. Como foi receber as informações sem ter noção do que sairia no final?
4. De que outra maneira seu colega poderia ter procedido para que a comunicação fosse mais eficaz?
5. Como é a transmissão das informações em sua empresa? Ela é semelhante a que ocorreu aqui? Ocorrem os mesmos problemas? Em que situações? Como você sente-se em relação a isto?


Nenhum comentário :

Postar um comentário

Mais Atividades para Educação Infantil