•Atividade Dia da Criança•Atividades de Natal•Consciência Negra
Atividades para Educação Infantil é um site de professores e educadores, especializado em atividades escolares, que tem por objetivo transmitir informações de diversas matérias escolares para melhorar a qualidade de ensino de nossos leitores. Você encontrará informações sobre projetos educacionais, dinâmicas de grupo, atividades de matemática, brincadeiras, atividades para datas comemorativas, atividades prontas e para imprimir. Você também pode participar ativamente deixando comentários ou entrando em contato. Lembre-se que o que você ensina hoje, será o fruto do nosso futuro! Atividades Educativas, você encontra aqui.


Sugestão de atividade escolar*

descrição:

Uma comunidade somente para professoras que desejam trocar idéias, atividades e assuntos relacionados a educação!!!

============================

http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=32485107

Compare preços Livros Educativos CDs Brinquedos Educativos Apostilas para Cursos & Concursos Presentes Especiais Artigos para Festa Jogos Diversos e-books Alimentos para Bebês Moda Feminina Peças em Artesanato Brinquedos para Bebê Jogos DVDs Poster Cursos e Treinamentos em Audio/Video Softwares Mochila Cursos de Idioma VHS Scrapbook

----------------
Now playing: Shrek - Halleluia
via FoxyTunes

MOSTRA “AS CEM LINGUAGENS DA CRIANÇA” – Instituto Tomie Ohtake



MOSTRA “AS CEM LINGUAGENS DA CRIANÇA” – Instituto Tomie Ohtake

Iniciativa da Red Solare, Associação Latino-americana de estudiosos da Cultura da Infância, a mostra foi criada pelo professor Loris Malaguzzi e colaboradores. O objetivo é difundir a proposta educativa de Reggio Emilia, na Itália, conhecida internacionalmente como Reggio Aproach ou Abordagem Reggiana, teoria que se baseia na sensibilidade para ouvir e desenvolver todas as linguagens infantis e consiste em incentivar a expressão criadora da criança, envolvendo a família e a comunidade.

(...)

"As cem linguagens da criança" apresenta a originalidade e o êxito dos muitos anos de pesquisa que orientam os centros infantis e pré-escolares do município de Reggio Emilia, o que o torna um ponto de referência para educadores do mundo todo. Os painéis presentes na mostra apresentam as experiências e os pensamentos das crianças por meio de textos, imagens, desenhos, pinturas, esculturas em argila, maquetes, luz e sombra.

Período da Mostra: 15 a 30 de setembro de 2007
Local: Instituto Tomie Ohtake - Av. Faria Lima, 201, Pinheiros - São Paulo – SP
Telefone: 2245-1900
Horário de visitação: 3ª feira a domingo, das 11h às 20h
Entrada Franca

Fonte: http://www.maxpressnet.com.br/noticia.asp

Compare preços Livros Educativos CDs Brinquedos Educativos Apostilas para Cursos & Concursos Presentes Especiais Artigos para Festa Jogos Diversos e-books Alimentos para Bebês Moda Feminina Peças em Artesanato Brinquedos para Bebê Jogos DVDs Poster Cursos e Treinamentos em Audio/Video Softwares Mochila Cursos de Idioma VHS Scrapbook

----------------
Now playing: Panic! at the Disco - I Write Sins Not Tragedies
via FoxyTunes

Dinâmicas de Grupo - Mais duas para vocês



Dinâmica em grupo - Brincadeira em Grupo - Dinamica de grupo - Dinâmica de Grupo - Jogos em grupo - Brincadeiras de Grupo


A TROCA DE UM SEGREDO

Material necessário: pedaços de papel e lápis.

Desenvolvimento: os participantes deverão descrever, na papeleta, uma dificuldade que sentem no relacionamento e que não gostariam de expor oralmente;

A papeleta deve ser dobrada de forma idêntica, e uma vez recolhida, misturará e distribuirá para cada participante, que assumirá o problema que está na papeleta como se fosse ele mesmo o autor, esforçando-se por compreendê-lo.

Cada qual, por sua vez, lerá em voz alta o problema que estiver na papeleta, usando a 1ª pessoa “eu” e fazendo as adaptações necessárias, dando a solução ao problema apresentado.

Compartilhar: a importância de levarmos a cargas uns dos outros e ajudarmos o nosso próximo.

ESTUDO DE CASO - ADVOGADO

A WDP é uma empresa do ramo de informática, com aproximadamente 500 funcionários. Hoje ela é considerada líder de mercado.

No ano de 1997, após um trabalho bastante forte na área de vendas, visando aumentar o número de clientes a empresa conseguiu elevar em 37% a carteira.

A empresa vibrou muito com essa conquista. No entanto surgiu um problema; a inadimplência de vários deles.

O departamento de cobrança tem enfrentado grandes dificuldades no sentido de fazer com que esses clientes cumpram os contratos.

A diretoria da WDP tem pressionado o departamento, pois o faturamento está muito baixo em função dessa situação.

É importante considerar que esses são apenas dois casos, mas o volume de acumulado está na ordem de aproximadamente 327 processos.

Situação A

Cliente : 1

Valor do Contrato: R$300.000,00

Data do contrato: 20/11/97

Último vencimento: 20/11/98

Este cliente só cumpriu as três primeiras parcelas.

Cliente : 2

Valor do Contrato: R$5.000,00 em um ano

Data do Contrato: 02/12/97

Nesse caso até agora o cliente não pagou nenhuma parcela.

Nos dois casos foi tentado um acordo, porém não houve o cumprimento da proposta. Diante do exposto de que forma você conduziria a situação para que o problema fosse resolvido?

Situação B

Um cliente adquiriu um software no valor de R$150.000,00 mais mão de obra especializada. Tal produto apresentou problemas, gerando queda no faturamento do cliente e consequentemente, sua insatisfação. O mesmo quer restituição do valor, devidamente corrigido pelas taxas do governo, mais 6% ao mês pelo prejuízo causado.

A WDP não aceita a proposta porque vai além das suas possibilidades. A contra proposta é apenas a restituição do valor, de acordo com o IGPM. O cliente não aceita e quer abrir processo contra a WDP.

Compare preços Livros Educativos CDs Brinquedos Educativos Apostilas para Cursos & Concursos Presentes Especiais Artigos para Festa Jogos Diversos e-books Alimentos para Bebês Moda Feminina Peças em Artesanato Brinquedos para Bebê Jogos DVDs Poster Cursos e Treinamentos em Audio/Video Softwares Mochila Cursos de Idioma VHS Scrapbook


quer mais dinâmicas? Tem muito mais no Blog!

Gostou? Comente! Quer mais? Visite sempre!



50 Músicas Infantis



Vou fazer uma pequena brincadeira de memória que li num blog... mas com músicas infantis.

e tem tudo a ver com o Dia das Crianças
A idéia é listar 50 músicas... pode ser o nome da música ou pedaço da letra.

começou...

1 - Piuí Abacaxi -Trem da Alegria
2- Dedinhos - Eliana
3 - Abecedário da Xuxa
4 - era uma casa muito engraçada / não tinha teto, não tinha nada / ninguém podia entrar nela, não / porque na casa não tinha chão ...
5 - Cinco patinhos - Xuxa
6 - O Sapo Não Lava o Pé
7 - Se Essa Rua Fosse Minha
8 - Formiga Bossa Nova - Adriana Partimpim
9 - A dona aranha subiu pela parede...
10 - Se você está contente bata palmas...
11 - Galinha Magricela - Balão Mágico
12 - Pintinho amarelinho
13 - Boi da Cara Preta
14 - A Canoa Virou
15 - Alecrim
16 - Farofa fa
17 - Orquestra dos Bichos - Trem da Alegria
18 - Escravos de Jó
19 - Passo do elefantinho
20 - No Mundo da Lua
21 - Biquini de bolinha amarelinha
22 - 1,2,3 indiozinhos
23 - Marcha soldado
24 - Pra Ver Se Cola
25 - Fui Morar Numa Casinha
26 - Brilha Bilha Estrelinha
27 - Ciranda, Cirandinha
28 - Coelhinho da Páscoa
29 - O Cravo Brigou com a Rosa
30 - bananas de pijama, descendo as escadas...
31 - Papagaio Loro
32 - Pirilito que Bate Bate
33 - Uma minhoquinha faz ginastiquinha....
34 - Nesta rua Nesta rua....
35 - Pato Pateta
36 - O Anel que Tú Me Deste
37 - Carangueijo Não é Peixe
38 - O trem de ferro
39 - O jipe do padre
40 - O balão vai subindo
41 - A barata diz que tem
42 - Fui no Itororó
43 - Coelhinho bossa nova
44 - Samba lê, lê
45 - Eu sou pobre, pobre de marré, marré
46 - Ratinho Tomando banho - Castelo Ra Tim Bum
47 - Plunct Plact Zuuum
48 - Ursinho pimpão
49 - A Do Le Ta
50 - Corre Cotia

ufaa

demorou mais consegui listar 50 músicas... lembrou de algumas? Deixe seu comentário...

quer ouvir algumas delas? quando estava terminando de escrever o post lembrei de um site que tem várias delas... link aqui Divirta-se!

Quem foi Galileu Galilei?



Quem foi Galileu Galilei?

http://3.bp.blogspot.com/_KgKSVAiXU98/SWHwLOt7zSI/AAAAAAAAARY/uE2e5eZo1oU/s400/galileu3.bmp


Galileu Galilei, nasceu na Itália, na cidade de Pisa em 15 de fevereiro de 1564, dia da morte de Michelangelo e cerca de vinte anos após a publicação do De revolutionibus. Galileu morreu em 8 de Janeiro de 1642 na cidade de Arcetri, curiosamente o mesmo ano do nascimento de Isaac Newton.
Galileu, para satisfazer os desejos de seus pais, iniciou sua vida acadêmica estudando medicina. Galileu não permaneceu muito tempo dedicado a esses estudos, passando logo a demonstrar interesse pelos estudos de geometria e na construção de máquinas simples, aparentemente sob influência da leitura dos trabalhos de Arquimedes. Quando tinha 25 anos, tornou-se professor de matemática da Universidade de Pisa, onde permaneceu por alguns anos. Em seguida ganhou uma cátedra na Universidade de Pádua, em Veneza.
A partir de então dedicou-se aos estudos que deixaram uma marca importante na história da Mecânica e da Física. Podemos lembrar outros grandes trabalhos de Galileu além dos "Diálogos": Pêndulo de Galileu, planos inclinados, telescópios e "De Motu"(Sobre o Movimento), onde Galileu discorria sobre a queda dos corpos.

Contexto Histórico

Na época em que Galileu Galileu realizou suas mais importantes descobertas a Itália era um país dividido. A maior parte dos estados estava sob a poderosa influência da igreja e o Santo Oficio, que lutavam contra os avanços da reforma protestante, através da inquisição. Com isso a Igreja sentenciava com pesadas condenações, atitudes e palavras que pudessem ser consideradas heréticas.
Por outro lado, era também o pais do renascimento. As grandes modificações que ocorreram nas artes e nas ciências com a revalorização da cultura clássica grega transformaram profundamente a visão que os homens tinham do mundo. Leonardo Da Vinci, através da perspectiva, criara obras primas de precisão e equilíbrio. Antigos manuscritos haviam sido traduzidos para o latin e publicados na forma de livros. Entre eles, podemos citar as obras de Euclides e Arquimedes.
A passagem de três cometas em 1618 foi descrita no livro "O Ensaiador" por Galileu, que explicou o movimentos dos cometas a partir da teoria de Copérnico. Isso fez com que o Papa Urbano VIII obrigasse Galileu a escrever um outro livro, onde deveria apresentar os argumentos da teoria de Aristóteles e de Copérnico; mas a conclusão deveria ser que Aristóteles tinha a razão. Nove anos mais tarde, Galileu acabou o seu livro "Diálogo sobre dois sistemas capitais do Mundo". O livro provocou tal perturbação, que Galileu foi julgado por heresia. Os seus fiéis amigos convenceram o Papa a converter a sentença de morte em prisão perpétua. Galileu ficou sob prisão domiciliária e os seus livros foram proibidos. Inicialmente esta situação deixou Galileu deprimido e chegou mesmo a estar gravemente doente. Mas recuperou, e nos seus últimos anos fez importantes descobertas no campo da Mecânica.
A sua última obra - "Duas novas ciências" - lançou os alicerces para as descobertas de Isaac Newton. A obra foi publicada apenas na Holanda, país suficientemente afastado da influência da Igreja.
Galileu contraiu uma infecção na vista, que o cegou progressivamente. Mesmo assim, trabalhou até ao final da vida com a ajuda de assistentes. Morreu a 8 de Janeiro de 1642, durante o sono.
Análise
A Terceira Jornada vai ocupar-se dos astros do sistema solar e do seu movimento em torno do Sol. O Diálogo inicia-se com a comparação das observações de medidas angulares de doze astrónomos sobre a «estrela nova
de 1572 que apareceu na Cassiopeia», permitindo a Galileu mostrar que a
estrela, muito provavelmente, se encontrará na esfera das estrelas fixas o
que permitirá concluir da corruptibilidade dos céus. São apresentados muitos
cálculos detalhados. O modelo heliocêntrico é apresentado como um modelo
que está de acordo com as observações astronómicas, dizendo Salviati: «(...)
limito-me a apresentar as razões naturais e astronómicas que poderei invocar
em favor das duas posições, deixo aos outros o cuidado de decidir; e
finalmente esta decisão não deverá ser ambígua , já que uma das constituições
do universo será necessariamente verdadeira e a outra necessariamente falsa
(...)»
Na exposição de Galileu há uma grande simplificação sobre o movimento dos planetas em torno do Sol, ignorando-se, por exemplo, o modelo
das órbitas elípticas de Kepler. Estes factos são justificados pelo objetivo
do autor que era claramente «quebrar a resistência em relação aos
movimentos da Terra, de modo a usá-los na explicação as marés» que será feita na Quarta Jornada detalhadamente.


Na Terceira Jornada Salviati apresenta alguns argumentos de Galileu favoráveis ao movimento anual da Terra. Iniciando por uma discussão premilinar sobre a concepção aristotélica da Terra, sendo ela o centro das revoluções dos planetas. Salviati pede que Sagredo e Simplício apresentem suas razões, aristotélicas ou de outros, para que possam discutir.
Simplício - A primeira e máxima dificuldade é a aversão e a incompatibilidade existentes entre o estar no centro e o estar afastado do centro: porque, quando o globo terreste tivesse que mover-se em um ano pela circunferência de um círculo, ou seja, pelo zodíaco, é impossível que, ao mesmo tempo, ele esteja no centro do zodíaco; mas que a Terra esteja em tal centro, é de muitos modos provado por Aristóteles, por Ptolomeu e por outros.
Neste trecho fica clara a posição de Simplício sobre o movimento da Terra, e deste trecho em diante Salviati começa a defesa do modelo copernicano.
Simplício - Mas a partir do que concluís que não é a Terra, mas o Sol que está no centro das revoluções dos planetas?
Salviati - Conclui-se a partir de observações evidentíssimas, e por isso mesmo necessariamente concluentes; das quais as mais palpáveis, para excluir a Terra desse centro e colocar nele o Sol, são o encontrarem-se todos os planetas ora mais próximos e ora mais afastados da Terra, com diferenças tão grandes,
que, por exemplo, Vênus, quando afastadíssima, encontra-se seis vezes mais distante de nós que quando está mais próxima, (...)

Salviati rebate os argumentos de Aristóteles de que a distancia dos planetas eram sempre iguais ao redor da Terra, porém os cálculos de Galileu são grosseiros, mas mesmo assim podemos considerar os argumentos apresentados válidos e favoráveis a Salviati.

Além disso, Galileu em sua obra, através de Salviati, lembra da mudança da figura de Vênus, fases de Vênus:

Salviati - (...) De Vênus e de Mercúrio tem-se certeza de que guram em torno do Sol, porque nunca se afastam muito dele e porque os vemos ora acima, ora abaixo, como se conclui necessariamente da mudança da Figura de Vênus.

Sabemos q Vênus apresenta uma oscilação em relação ao Sol, variando de 42 a 258 milhões de km, essa variação tem como consequência da visualização de direfentes fases; assim como Mercúrio, que se afasta de 92 a 208 milhões de km da Terra.
Para apoiar a idéia do heliocentrismo, Salviati também se utiliza de argumentos orbservacionais, principalmente às discrepâncias relacionadas ao movimento retrógrado dos planetas em relação as estrelas fixas. As irregularidades dizem respeito não só às diferentes velocidades em relação às estrelas fixas, mas ao movimento do próprio planeta, produzindo paradas e retrogradações. Antes do modelo copernicano, essas anomalias eram tratadas como aperfeiçoamentos necessários através de artifícios matemáticos.
Salviati - Vós não vos enganais: porque, quanto à operação do movimento diurno nos corpos celestes, ela não era, nem podia ser outra que aquela de fazer que o universo parecesse correr preciptadamente em sentido contrário; mas esse movimento anul, misturando-se com os movimentos particulares de todos os planetas, produz muitíssimas extravagâncias, as quais até agora fizeram perder a cabeça a todos maiores homens do mundo. Mas retornando às primeiras apreensões gerais, replico que o centro das rotações celestes dos cindo planetas, Saturno, Júpiter, Marte, Vênus e Mercúrio é o Sol; e será também do movimento da Terra, se acontecer de a colocarmos no céu.
Mesmo diante das evidencias observacionais, Simplício ainda tem dificuldades de enteder o modeo proposto por Salviati.
Simplício - Ainda não consigo entender bem essa estrutura; e pode ser que, fazendo um desenho, compreender-se-á melhor e poder-se-á discuti-la com maior facilidade.
Salviati - Que assim seja: ou antes, para vossa maior satisfação e surpresa, quero que a desenheis vós mesmos, vendo como, não acreditando entendê-la, a compreendeis perfeitamente; e respondendo apenas às minhas interrogações descrevê-la-eis pontualmente.

Salviti faz com que Simplício desenhe o sistema do universo a partir das aparências. onde Simplício começa a construir com a ajuda das questões feitas por Salviati a ordenação dos corpos planetários. E ao final temos a figura a seguir (figura1).
Figura 1 - desenho de Simplício
Ao final do desenho:
Salviati – Portanto, Sr. Simplício, já acabamos de ordenar os corpos do mundo de acordo com a distribuição de Copérnico, e isto foi feito pela vossa própria mão: além disso, a todos atribuístes movimentos próprios, excetuando-se o Sol, a Terra e a esfera estelar; e atribuístes a Mercúrio e a Vênus o movimento circular em torno do Sol, sem conter a Terra: em torno do mesmo Sol fizeste mover três planetas superiores, Marte, Júpiter, Saturno, compreendendo a Terra dentro de seus círculos; a Lua depois não se pode mover de outra maneira que em torno da Terra, sem conter o Sol; e também nestes movimentos estais de acordo com o mesmo Copérnico.
Galileu encarra com isso mais uma parte de sua argumentação, provando que o Sol é o centro das revoluções planetárias, excluídas a Lua e a própria Terra.
Salviati também argumenta a favor do heliocentrismo mostrando a simplicidade que o modelo oferece, tal simplicidade é bem vista por Sagredo, mas ainda fazendo objeções a Salviati.
Sagredo - Vejo-o muito bem; mas assim como desta simplicidade recolheis uma grande probabilidade para a verdade de tal sistema, outros, ao contrário, poderiam talvez fazer deduções opostas, duvidando, não sem razão, como, sendo esras antiqüíssima constituição dos pitagóricos tão bem adequarada às aparências, pôde depois durante a evolução de milhares de anos ter tido tão poucos seguidores, ter sido refutada pelo mesmo Aristóteles, e depois do mesmo Copérnico ter continuado com a mesma sorte.
Falta ainda esclarecer sobre os movimentos retrógrados dos planetas e Galileu faz isso no trecho a seguir, partindo de uma indagação de Sagredo.
Sagredo – Desejaria enteder melhor como funcionam no sitema copernicano essas paradas, regressos e avanços, que sempre me pareceram grandes improbabilidades.
Salviati – Vós, Sr. Sagredo, vereis que procedem de tal modo, que esta única conectura deveria ser suficiente, para que não fosse teimoso e indisciplinado, para fazê-lo prestar assentimento a todo o resto de tal doutrina. Digo-vos, portanto, que, sem nada mudar no movimento de Saturno de 30 anos, no de Júpiter de 12 anos, no de Marte de 2 anos, no de Vênus de 9 meses, e naquele de Mercúrio de 80 dias aproximadamente, é somente o movimento anual da Terra entre Marte e Vênus que causa as desigualdades aparentes nos movimentos de todas as 5 estrelas designadas: e para uma fácil e plena compreensão de tudo isso, traçarei uma figura (Figura 2).

Figura 2 – Traçado das posições dos planetas
(...) Vede, Senhores, com quanta facilidade e simplicidade o movimento anual, quando fosse a Terra, está acomodado a fornecer as razões das extravagâncias aparentes que se observam nos movimentos dos cinco planetas, Saturno, Júpiter, Marte, Vênus e Mercúrio, eliminando todas e reduzindo-as a movimentos uniformes e regulares: e foi Nicolau Copérnico o primeiro a deixar evedente a causa desse maravilhoso efeito. Mas de um outro efeito, não menos admirável que estee que com um nó talvez mais difícil de ser desatado força o intelecto humano a admitir essa rotação anual e deixá-la para nosso globo terrestre, uma nova e inopinável conjectura é-nos proporcionada pelo próprio Sol, o qual mostra não querer omitir-se da confirmação de uma conclusão tão insigne mas, antes, querer fazer parte de tudo como testemunha maior de cada exceção.
Com isso Salviati demonstra que o movimento da Terra em relação ao Sol é que resulta nos movimentos retrógrados dos planetas. Terminando a Terceira Jornada dos Diálogos, ainda se debate sobre as manchas solares e a rotação do Sol.
O que teria levado Galileu a condenação?
http://www.scientiaestudia.org.br/associac/pablo/2001b.pdf
http://www.terra.com.br/fisicanet/biografias/galileu/
http://minerva.ufpel.edu.br/~histfis/imp_g.htm
http://scientiaestudia.org.br/revista/PDF/02_02_05_Mersenne.pdf
Bibliografia
Augusto J.S. Fitas Notas de «História das Ideias em Física» (cap.3-Galileu)

Projeto Primavera 2 - Educação Infantil



Poesias

NO JARDIM
HELENA PINTO VIEIRA



JARDINEIRO, JARDINEIRO
VAI REGAR O TEU CANTEIRO
LINDAS FLORES
LINDAS FLORES
COLHERÁS O ANO INTEIRO


VEJA TAMBÉM




PRIMAVERA
CLEVANE PESSOA DE ARAÚJO LOPES


A PRIMAVERA EXPLODIU
EM FOLHAS E CORES NOVAS!
QUEM FEZ TUDO NINGUÉM VIU
MAS AS FLORES SÃO AS PROVAS...

PRIMAVERA
(autor desconhecido)


O JARDIM ESTÁ FLORIDO
LINDAS FLORES MULTICORES
TRAZENDO BORBOLETAS DE VÁRIAS CORES
FLORES COLORIDAS E PERFUMADAS
PASSARINHOS A CANTAR
É A PRIMAVERA QUE CHEGOU
PARA TODOS ALEGRAR

LINDA PRIMAVERA
ANTONIO CÍCERO DA SILVA


COMO VOCÊ É LINDA
É A PRIMAVERA
NO JARDIM DA BEM VINDA
HÁ FLORES LINDAS E BELAS.

NA PRIMAVERA
SURGEM AS ROSAS E OS CRAVOS
A NATUREZA IMPERA
NO SÍTIO DO ROSALVO.

O AR FICA CHEIROSO
FAZ BEM PARA AS NARINAS
TUDO SE TORNA FORMOSO
PARAÍSO DAS MENINAS.

LINDA PRIMAVERA
COM PÉTALAS A ABRIR
A COISA MAIS SINGELA
QUE PODEMOS ASSISTIR.

ÉPOCA DE ALEGRIA
QUE TRANSMITE MUITA CALMA
NADA DISSO EXISTIRIA
SE NÃO HOUVESSE A ALMA.

DESABROCHAM LINDAS FLORES
E CHEIROSAS TAMBÉM
DE ONDE SURGEM OS FRUTOS
E EXCELENTES ARES CONTÊM.

A ESCOLHA DE UM ASTRONAUTA



Esta é uma das dinâmicas mais pedidas e procuradas do site, é a dinâmica do astronauta. Muito boa para treinar grupos a fazerem bosas escolhas e durante as dinâmicas encontrar quem são as pessoas líderes.

A ESCOLHA DE UM ASTRONAUTA

http://revistadeciframe.files.wordpress.com/2009/10/astronauta.jpg

Este teste foi adaptado de um teste utilizado pela NASA para avaliar a capacidade de superação de seus potenciais candidatos a astronautas em situações difíceis e inusitadas.
“Você esta em um vôo de aproximadamente de 5 horas de duração. Sai do ponto de partida as 9:00 h da manhã. No meio do caminho o piloto anuncia que desviou da rota aproximadamente 150 Km e que está em sérias dificuldades.
Em seguida o avião cai em um deserto e todos os tripulantes morrem. Somente os cem passageiros sobrevivem. Ao olhar-se do alto o avião se confunde com a areia do deserto.
Sua missão é salvar todos os passageiros. No avião, todo quebrado, você encontra os seguintes utensílios:
- 3 bússolas
- 100 garrafas de água
- 100 óculos escuros
- 100 pacotes de sal
- 30 canivetes suíços
- 1 grande lona cor da areia
- 50 cobertores
- 1 espelho de maquiagem
- 2 mapas da região
- 100 latas de comida
Descreva em poucas palavras a sua estratégia de ação para salvar a todos. Enumere em ordem decrescente de prioridade os objetos acima relatados que serão utilizados nesta missão de salvamento, sento o n.º 1 o mais importante e o n.º 10 o menos importante.
Resposta
Em termos aéreos, 150 Km representa apenas poucos minutos. Em pouco tempo o avião será encontrado.
Rapidamente será sentida a falta do avião. No máximo, em 5 horas, que era o tempo previsto para o vôo, as buscas começarão.
A estratégia é:
- Manter todos juntos, próximos do avião, e aguardar o socorro.
- É fundamental:
- Estar preparado e orientar o resgate;
- Manter-se vivo;
- Manter a sobrevivência por um período maior, se for necessário.
O quadro a seguir estabelece a utilidade de cada um dos objetos para esta situação específica:
1. Óculos - Sem utilidade prática. Se fosse na neve ele protegeria a visão
2. Bússola - Idem, já que todos devem permanecer nas proximidades do avião
3. Sal - Extremamente prejudicial à saúde, sal e sol é uma mistura explosiva
4. Canivete - Sem utilidade aparente
5. Água - Útil, mas o ser humano sobrevive alguns poucos dias sem ela.
6. Cobertor - À noite no deserto o frio facilmente atinge a temperatura abaixo de zero
7. Lona - Útil para proteger do sol escaldante do dia
8. Espelho - Extremamente útil para dar sinal em caso de aproximação de socorro
9. Comida - Útil, mas disponível uma vez que o socorro deverá chegar em breve
10. Mapa - Desnecessário, uma vez que todos deverão permanecer juntos aguardando o socorro.
Assim, a ordem mais ou menos correta é:
1. Espelho
2. Lona
3. Cobertor
4. Água
5. Comida
6. Canivete
7. Óculos
8. Bússola
9. Mapa
10. Sal
Para verificar a sua performance, calcule o seu desvio, fazendo a diferença absoluta da suas respostas com a referência da tabela acima.


Dinâmica da Amnésia



Brincdeira ideal para integração de novos grupos, também conhecida como dinamica da etiqueta. Você pode fazer esta dinamica com materiais bem simples. É muito divertida esta dinamica, com certeza você vai gostar, além disso, esta dinamica pode ser realizada em locais fechados ou em dias de chuva

AMNÉSIA
http://1.bp.blogspot.com/_LFt56_qH46Q/SEDAclaoZpI/AAAAAAAAAJk/KU7ch_u4sNg/s320/1+amnesia.JPG



Material utilizado: Etiquetas adesivas e canetas

Procedimentos:

a) Distribua etiquetas adesivas em branco, com o papel protetor. Peça para cada participante escrever o nome de uma pessoa bem conhecida, já falecida, em sua etiqueta.

b) Peça que coloquem (grudem) a etiqueta na testa de outra pessoa sem que esta veja o que está escrito.

c) Explique que todos estão sofrendo de amnésia, e não conseguem se lembrar de quem são. Convide-os a circularem entre os colegas tentando descobrir quem são unicamente através de perguntas que possam ser respondidas com "sim" ou "não".

d) Ponha em discussão a dificuldade do exercício, e até que ponto as perguntas os impediram de serem mais eficientes.

Comentário: Este jogo é uma variação de rótulos.

Variações:

a) Enquanto os participantes circulam, sugira que se comportem como fariam diante daquela pessoa (exagerando, se quiserem);

b) Use pessoas vivas, personagens fictícios (da literatura, do cinema), astros da TV ou qualquer outra categoria que o grupo inventar;

c) Use etiquetas preparadas antecipadamente;

d) Embaralhe as etiquetas e aplique-as você mesmo;

e) Use etiquetas indicando estados de espírito (alegre, cínico, etc);

f) Deixe os participantes usarem perguntas abertas (desde o início, ou a partir de um certo momento).



quer mais dinâmicas?

Deixe seu comentário!

Técnicas em Dinâmica de Grupo



Toda e qualquer técnica, seja entrevista, dinâmica, prova situacional, teste psicológico, etc. tem validade, desde que aplicada com competência, motivação, profissionalismo e muito respeito para com o participante e profissional.
A aplicação significa utilizar sabiamente os 4 passos a seguir e deve somente ser utilizado por profissionais capacitados para tal:
Ÿ Início (transparência, aquecimento, objetivos);
Ÿ Desenvolvimento (condução do trabalho, saber lidar com o(s) candidato(s) ou grupo e com os imprevistos);
Ÿ Término (avaliação dos resultados de forma objetiva) e,
Ÿ Feedback principalmente, para não que não façam interpretações e comentários desagradáveis.
A forma como são realizadas as interpretações, comentários e críticas depende muito, também,de como o processo é conduzido.
O processo completo e correto é imprescindível para a empresa, para o profissional e para o candidato .

TIPOS DE TÉCNICAS/DINÂMICAS

Técnica quebra gelo
Técnica de apresentação

Técnica de integração


Técnicas de animação e relaxamento
Técnica de capacitação


Litúrgicas



TIPOS DE TÉCNICAS/DINÂMICAS
Técnica quebra gelo
Ÿ Ajuda a tirar as tensões do grupo, desinibindo as pessoas para o encontro.
Ÿ Pode ser uma brincadeira onde as pessoas se movimentam e se descontraem.
Ÿ Resgata e trabalha as experiências de criança.
Ÿ São recursos que quebram a seriedade do grupo e aproximam as pessoas.
Técnica de apresentação
Ÿ Ajuda a apresentar-se uns aos outros. Possibilitando descobrir: quem sou, de onde venho, o que faço, como e onde vivo, o que gosto, sonho, sinto e penso... Sem máscaras e subterfúgios, mas com autenticidade e sem violentar a vontade das pessoas.
Ÿ Exige diálogo verdadeiro, onde partilho o que posso e quero ao novo grupo.
Ÿ São as primeiras informações da minha pessoa.
Ÿ Precisa ser desenvolvida num clima de confiança e descontração.
Ÿ O momento para a apresentação, motivação e integração. É aconselhável que sejam utilizadas dinâmicas rápidas, de curta duração.
Técnica de integração
Ÿ Permite analisar o comportamento pessoal e grupal. A partir de exercícios bem específicos, que possibilitam partilhar aspectos mais profundos das relações interpessoais do grupo.
Ÿ Trabalha a interação, comunicação, encontros e desencontros do grupo.
Ÿ Ajuda a sermos vistos pelos outros na interação grupal e como nos vemos a nós mesmos. O diálogo profundo no lugar da indiferença, discriminação, desprezo, vividos pelos participantes em suas relações.
Ÿ Os exercícios interpelam as pessoas a pensar suas atitudes e seu ser em relação.
Técnicas de animação e relaxamento
Ÿ Tem como objetivo eliminar as tensões, soltar o corpo, voltar-se para si e dar-se conta da situação em que se encontra, focalizando cansaço, ansiedade, fadigas etc. Elaborando tudo isso para um encontro mais ativo e produtivo.
Ÿ Estas técnicas facilitam um encontro entre pessoas que se conhecem pouco e quando o clima grupal é muito frio e impessoal.
Ÿ Devem ser usadas quando necessitam romper o ambiente frio e impessoal ou quando se está cansado e necessita retomar uma atividade. Não para preencher algum vazio no encontro ou tempo que sobra.
Técnica de capacitação
Ÿ Deve ser usada para trabalhar com pessoas que já possuem alguma prática de animação grupal.
Ÿ Possibilita a revisão, a comunicação e a percepção do que fazem os destinatários, a realidade que os rodeia.
Ÿ Amplia a capacidade de escutar e observar.
Ÿ Facilita e clareia as atitudes dos animadores para que orientem melhor seu trabalho grupal, de forma mais clara e livre com os grupos.
Ÿ Quando é proposto o tema/conteúdo principal da atividade, devem ser utilizadas dinâmicas que facilitem a reflexão e o aprofundamento; são, geralmente, mais demoradas.
Litúrgicas
Ÿ Possibilitam aos participantes uma vivência e uma experiência da mística, do sagrado.
Ÿ Facilitam o diálogo com as leituras bíblias, com os participantes e com Deus
Ÿ Ajudam a entrar no clima da verdadeira experiência e não somente a racionalização.


Independência do Brasil



Estamos novamente às vesperas de mais uma data comemorativa... e aí? vai rolar algo mais legalzinho na sua aula? Estou propondo algumas atividades para pintura!

estou procurando loucamente coisinhas legais pra vocês...

pra começar, dois desenhos do site da Gabi, para imprimir, clique na imagem para ela ampliar!






http://www.lendorelendogabi.com.br/

estou procurando mais coisas sobre o Sete de Setembro, independencia e tals... aguardem

Mais Atividades para Educação Infantil