•Atividade Dia da Criança•Atividades de Natal•Consciência Negra
Atividades para Educação Infantil é um site de professores e educadores, especializado em atividades escolares, que tem por objetivo transmitir informações de diversas matérias escolares para melhorar a qualidade de ensino de nossos leitores. Você encontrará informações sobre projetos educacionais, dinâmicas de grupo, atividades de matemática, brincadeiras, atividades para datas comemorativas, atividades prontas e para imprimir. Você também pode participar ativamente deixando comentários ou entrando em contato. Lembre-se que o que você ensina hoje, será o fruto do nosso futuro! Atividades Educativas, você encontra aqui.

EXPERIMENTOS SIMPLES E FÁCIL

  • 1) TERMÔMETRO CASEIRO
  • 2) BÚSSOLA - CONSTRUINDO UMA
  • 3) LEI DA INÉRCIA
  • 4) ELETROÍMÃ
  • Outros experimentos (geocities)

1) TERMÔMETRO CASEIRO

Você só precisa de um água quente, uma bacia, um tubo e uma garrafa com tampa de vidro

Um termômetro nada mais faz do que medir a temperatura de um objeto (ou de nós quando estamos doentes), ao ter um fluído expandido quando aquecido, ou contraído quando esfriado.

A maioria dos termômetros utilizam como fluído o mercúrio ou álcool para expandir/contrair.

Coloque um pouco de água numa garrafa com um tubo e lacrada, como indicado na figura (a cortiça é um bom material para se utilizar como tampa).

Jogue água quente sobre a garrafa (que deve estar dentro de uma bacia). O que acontece?

A água quente aquece o ar interno da garrafa, fazendo com que as moléculas deste ar interno movimentem-se cada vez mais, e empurrando a água que está dentro da garrafa para o tubo. Ou seja, ao jogar água quente, aumentamos a pressão do ar no interior da garrafa, que tenta expelir a água dentro desta para fora.

2) BÚSSOLA - CONSTRUINDO UMA

O primeiro a utilizar uma bússola, segundo registros da história, foi Peter Peregrinus, em 1269, mas mesmo ele não soube explicar por que uma bússola sempre aponta para o Norte.

Somente William Gilbert (1544-1603) explicou satisfatoriamente o fenômeno, ao dizer que o planeta Terra funcionava como um enorme magneto!.

Você também pode fazer um, em casa, com materiais simples: uma agulha, rolha de cortiça (de madeira), faca, um vasilhame com água e um imã de verdade.

Primeiro, corte a cortiça com mais ou menos 1 centímetro de altura, formando um disco. Faça um pequeno espaço para poder deixar a agulha fixa na rolha de cortiça. Depois magnetize a agulha, como ilustrado: escolha uma das extremidades (a da ponta mais fina, por exemplo) e por umas 20 vezes sempre na mesma direção passe a agulha por entre um dos magnetos. Só então fixe-a na cortiça e coloque-os sobre um vasilhame com água. Mexa na cortiça: você verá que ela sempre irá apontar para uma mesma direção: a direção norte-sul.

3) LEI DA INÉRCIA

Faça uma pilha com peças de jogo de dama. Com a borda larga de uma faca (largura não superior à largura de cada peça), dê um golpe rápido na peça mais baixa. Esta será expulsa da pilha sem que as demais saiam do lugar. (No lugar da peças de dama você pode usar moedas ou qualquer peças que possibilitem o empilhamento).

4) ELETROÍMÃ

Enrole 1,5 m de fio fino (capeado ou esmaltado) em torno de um prego grande de ferro. Deixe 20 cm de fio em cada extremidade . Ligue as extremidades do fio aos pólos de uma pilha. Desta maneira, você terá construído um eletroímã com núcleo de ferro. Por este método tem-se um ímã que funciona somente quando passa corrente. Aproxime uma das extremidades do eletroímã de pequenos objetos de ferro ou aço (preguinhos, alfinetes, clipes etc.). Observe a atração do prego imantado sobre estes pequenos objetos. Desligue a corrente que passa no eletroímã e descreva o que ocorre com esta atração.



Nenhum comentário :

Postar um comentário

Mais Atividades para Educação Infantil